Pesquisar este blog

sábado, 28 de março de 2020


Curso de árbitros do SAFESP em Sumaré é cancelado
Segundo organizador local, após indagações do Blog curso será recomeçado do zero

Crédito: Reprodução site Safesp

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (SAFESP) continua a deriva em alguns departamentos, principalmente em um dos que tinha maior notoriedade e respeito nos últimos anos da gestão Arthur Alves Junior, a Escola de Árbitros.

Bruno Bonani Munhoz, um dos principais apoiadores da chapa que venceu as últimas eleições, liderada por Aurélio Sant'Anna Martins e Regildenia de Holanda Moura, continuou a colaborar com a diretoria após esta ter sido eleita e foi o grande articulador de um Curso de Formação de Árbitros na cidade de Sumaré, onde exerce cargo de confiança de lideranças locais. 

Sumaré, Município próximo a Campinas no interior paulista, teria servido como palco eleitoral durante a campanha usando como pano de fundo as finais de um campeonato local levando Heber Roberto Lopes e Regildenia Moura para atuarem nas finais. Aproveitando a ocasião, vários associados foram convidados para "prestigiar" o evento realizando em seguida reunião informal para apresentação de propostas da então chapa concorrente no pleito eleitoral.

Crédito: Reprodução Instagram

Acontece que a boa-fé de Bonani, que tentou de todo modo dar visibilidade ao curso e ao Safesp, inclusive indo a sede gravar com o presidente a chamada para o curso, não obteve o êxito esperado uma vez que a Escola do Safesp está sem Diretor nomeado (extra oficialmente é Claudenir Donizeti, também conhecido como BA, da Associação de Árbitros de Piracicaba e Região) e isso desandou muitas decisões importantes sobre o curso em questão.

Previsto para iniciar na manhã deste sábado, dia 28, em plena era epidêmica, o curso de árbitros de Sumaré foi há pouco cancelado pelo organizador local em virtude das perguntas feitas pelo Blog e as situações ali questionadas, exemplo de eventual amadorismo ao longo da contratação e a realização do curso em datas e local onde esta restrita a circulação e aglomerações de pessoas devido a epidemia do coronavírus em nosso país e no mundo. 

Mediante isso, novamente a Escola de Árbitros do Safesp fracassa e não inicia um curso dentro da data.

É importante ressaltar que nem a pandemia causada pelo Covid-19 tinha determinado o adiamento do curso e se observar não foi emitido nenhum comunicado oficial no site do SAFESP e nem nas redes oficiais dos organizadores do curso até a postagem desta matéria.

Outra coisa que chamou a atenção do Blog foi do curso ser desenvolvido em espaços públicos e ser cobrado uma taxa de R$ 450 reais dos participantes, o que em tese, seria proibido.

Crédito: Reprodução Instagram

Ressaltamos que a transparência que foi dita durante a campanha não está sendo cumprida, pois até hoje não foram divulgados os cargos de livre nomeação do presidente, incluindo a composição da Escola.

Entramos em contato com Bruno Bonani, responsável pelo curso oficial do SAFESP de árbitros em Sumaré. Segundo Bonani, por whatsapp, diante de todas perguntas que foram feitas, o curso vai foi cancelado e será repensadoBruno ainda disse que os planos foram por água abaixo e tudo sairá do zero por conta das indefinições. 

O Blog também indagou a Secretaria de Esportes e a Ouvidoria do Município de Sumaré sobre a parte operacional e a legalidade do curso na cidade, mas como foi cancelado, as respostas não foram consideradas como relevantes para o post.

Nenhum comentário: