Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Marielson ‘Papa Léguas’ com um pé na FIFA

Marielson Alves Silva - Crédito: Futebol Bahiano.org

Segundo uma fonte na cidade maravilhosa, Marielson Alves Silva, 39 anos (14/05/1982), também conhecido como ‘Papa Léguas’, por ter saído em desabalada carreira de um jogador do Figueirense, em 2014, será um dos novos integrantes do quadro FIFA a partir da temporada 2022.

Se confirmado a informação, o baiano de Vitória da Conquista, deverá ocupar a vaga do paranaense Rafael Tracci, que deve deixar o quadro internacional. Traci, que atua por Santa Catarina desde 2019, eleito bola de prata como melhor árbitro também em 2019 pelos canais ESPN, não vive um bom ano, tendo atuado apenas em 3 partidas da Série A deste brasileiro, está visivelmente fora de forma e para piorar, não foi aprovado no último teste físico da FIFA.

Coincidentemente, após a ascensão do dirigente Ednaldo Rodrigues na CBF (era vice regional e hoje responde interinamente pela presidência), Marielson caiu de vez nas graças da comissão de arbitragem daquela entidade se tornando elite da elite. Este ano, o conquistense tem sido presença garantida nas principais partidas da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. 

Fora dos confrontos da elite, só atuou em duas partidas na Série B, mas em jogos envolvendo times que já foram campeões do brasileiro e caíram da Série A para a segunda divisão (Guarani 1x1 Botafogo e Coritiba 0x3 Cruzeiro). Ou seja, partidas com grande presença de mídia, transmitidas pela tv e com repercussão garantida para embasar a indicação.

Marielson sai correndo após levar peitada do jogador Thiago Heleno em 2014 

A ascensão nas escalas nos últimos três anos é impressionante, sem atuar em uma única partida sequer na Série A de 2018 devido a polêmicas no ano anterior, em 2019 o ‘Papa Léguas’, com o perdão do trocadilho, disparou nas escalas, atuou em 23 partidas pela CBF, destas, três pela Série A do Brasileiro. Já em 2020, atuou em outras 23 partidas, só que as da Série A foram bem mais, 15 no total, dessas, oito foram como VAR.

Mas se Marielson correu para trás em todos os sentidos na ocasião em Florianópolis, desta vez corre em passos largos para frente em busca do escudo contando com ajuda já mencionada e escalas em abundância nesta temporada de ouro. 

Ainda falta praticamente um terço das partidas da atual temporada, mas o menino “Papa Léguas” já atuou em 19 partidas, destas, 11 pela Série A, seis pela Copa do Brasil e duas pela Série B e coincidentemente, nenhuma como VAR. Todas partidas escolhidas a dedo para não dar nenhum problema pelo chefe da arbitragem, que luta bravamente para permanecer no cargo e assim agradar o novo chefe na presidência da CBF.

Esse cara sou eu

Marielson formou-se árbitro em 2002, em curso realizado pela UCSal (Universidade Católica do Salvador) em parceria com a Federação Baiana de Futebol, ingressou no quadro da CBF em 2008, mas só veio fazer sua estreia no apito em 2014 (Botafogo 2x4 São Paulo). Fora da arbitragem é funcionário público municipal em Vitória da Conquista, onde nasceu e reside.

Segundo dados do site www.apitonacional.com.br com atuações dos árbitros, até a presente data, Marielson atuou em 51 partidas da Série A do Brasileiro, sendo 29 até 2017, três em 2019, sete em 2020 e as doze desta temporada, já contando a partida entre Corinthians e Fluminense, que será disputada na próxima quarta-feira, em São Paulo.

Marielson "Papa Léguas' - Crédito: Art. Marçal

Nenhum comentário: