Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Dor-de-Cotovelo!!!


Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio de Janeiro (Coaf-RJ), fez sérias denúncias contra Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. As declarações de Rabello foram feitas nesta quinta-feira (08/01/09) por meio de nota oficial.

Segundo Rabello, o motivo seria a saída, principalmente, do árbitro Djalma Beltrami do quadro da Fifa (os outros são Wagner Tardelli-SC e Alício Pena Júnior-MG). De acordo ainda com o presidente da Coaf-RJ, Sérgio Corrêa, a quem o considerou inimigo do futebol do Rio de Janeiro, teria pedido para Beltrami deixar a Fifa para ser bem escalado nas partidas (competições nacionais) até completar 46 anos.

É difícil saber se a denúncia tem algum fundamento ou se é pura dor-de-cotovelo, eu particularmente acredito na segunda versão, conheço o presidente da comissão nacional e tenho certeza que não se prestaria a este tipo de coisa, Sérgio Corrêa é um incansável que trabalha em prol da arbitragem, não mancharia o seu nome com negociatas.

Não conheço o acusador, porém quero lembrar que no campeonato carioca de 2008 afastou dois árbitros por deixar de supostamente dar penalidades, ambos os árbitros erraram contra times grandes. William Nery, que é árbitro da Série A, deixou de dar um pênalti para o Vasco na derrota para o Madureira por 2 a 1 em São Januário, e Adriano Pereira Machado cometeu o mesmo erro contra o Botafogo nos primeiros minutos da vitória de 2 a 0 sobre o Resende, no Engenhão. Se Jorge Rabelo pode afastar os árbitros, porque Sergio Corrêa não pode escolher quem usar o escudo Fifa?

Jorge Rabello foi árbitro e, quando estava preste a ser indicado para o quadro de árbitros da Fifa, revelou-se que ele havia registrado um documento que apontava uma idade três anos abaixo da real. Na verdade, Rabello tinha além dos 40 anos, idade máxima permitida na época para entrar no quadro internacional. Rabello posteriormente apresentou novos documentos, sabe se lá que argumentos usou para explicar o inexplicável, regularizou sua situação e foi liberado para voltar a atuar. Pouco tempo depois, se aposentou. Agora, é aliado de Jorge Paulo nas criticas ao presidente da Conaf Sérgio Corrêa.

Jorge Paulo de Oliveira Gomes, que esta Presidente da Anaf e não dono da Anaf como pensa, deveria se preocupar mais com os afazeres da Anaf, deveria se preocupar em explicar aos árbitros as promessas não cumpridas e o que é feito com o dinheiro de patrocínio que esta entrando nos cofres da entidade e não tomar partido deste ou daquele árbitro, ser coronel de carreira, professor conceituado e empresário bem sucedido não garante que seja a melhor opção para o quadro da Fifa do momento, minha mãe é uma excelente pessoa, boa esposa, adorável dona do lar, quem mais confio neste mundo e nem por isso acho que ela deve ser da Fifa. Tem que parabenizar os que estão entrando, pois tem as suas qualidades e agradecer os que saíram pelos serviços prestados, uns bons e outros nem tanto, alias, não estou vendo ninguém brigar por este ou aquele que esta entrando, todos concordam?

Recentemente, Jorge Paulo escreveu o seguinte sobre o site da Anaf: “Recebíamos muitas críticas pelo modelo antigo porque os árbitros estavam ávidos por um veículo eficaz, com conteúdos técnicos, específicos. É necessário acompanhar a evolução das técnicas de informação verificadas no mundo”. Porem Jorge Paulo, o paladino da moral e do bom costume, não disse que ficou oito meses sem pagar os duzentos reais mensais ao antigo web e ao ser cobrado disse o mesmo que nosso presidente Lula: “Eu não sabia”. Até uns tempos atrás era inimigo de Jorge Rabello que era vice de Aragão na eleição da Anaf, hoje são aliados nas criticas a Sérgio Corrêa, que ousou mudar uns nomes no quadro da Fifa fazendo parecer que o escudo Fifa é intocável e que o árbitro só pode sair ao completar idade limite. A competição é saudável e primordial para que um árbitro ao receber o escudo, se esforce cada dia mais para mantê-lo.

Na arbitragem a regra que vale é: “Não mexa com os meus que eu não mexo com os seus”, foi assim quando afastou o árbitro Wilson Mendonça do quadro da Fifa em 2007, sofrendo violentos ataques vindos de Pernambuco na pessoa do Presidente da Federação local senhor Carlos Alberto Oliveira que não mediu palavras para defender o seu apadrinhado.

Recentemente, sofreu ataques do técnico do Palmeiras Wanderlei Luxemburgo que anteriormente atacava o chefe da arbitragem paulista, Cel. Marinho. Wanderlei nutre magoa contra os dois pelo motivo de a CBF e nem a Federação Paulista reconhecerem o curso de árbitros do instituto Wanderlei Luxemburgo e este provavelmente seria o motivo maior usando os erros de arbitragem como pano de fundo.

Espero sinceramente que eu tenha razão no que penso, que Sérgio Corrêa saia de mais essa fortalecido que continue a mostrar aos árbitros que todo dia tem um leão a ser morto e que a próxima escala depende da atual.

Nenhum comentário: