Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Relembrar é viver....

Em setembro de 2007, o presidente da CBF DETERMINOU renovação urgente no quadro de arbitragem da CBF. Como no Brasil, o forte não é a memória, mas a famosa “lei de Gerson” (levar vantagem), os interessados esqueceram rapindinho..

A Frase do presidente é contundente: Teixeira. "Uma das soluções passa pela renovação integral, mas isso seria impossível de imediato. Vamos trabalhar com um percentual de renovação entre 30% e 40% para 2008."

Reproduzo abaixo matéria publicada no globo.com no dia, 6 de setembro de 2007

CBF quer renovação "urgente" do quadro de arbitragem

Entidade anuncia sete medidas para tentar melhorar o nível dos juízes no futebol brasileiro

RIO - Insatisfeito com o desempenho dos árbitros no "provão", o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, determinou nesta quinta-feira que 40% do quadro seja renovado com "urgência" a partir de 2008.

Para isso, foram criadas sete medidas, como o uso do ponto eletrônico e o treinamento a partir de outubro para jovens árbitros na Granja Comary, local de trabalho da seleção brasileira. "Esses árbitros serão indicados pelas Federações. Eles passarão uma semana em período de treinamento nos aspectos teórico, prático e físico, com aulas de manhã, à tarde e à noite", contou o dirigente.

Teixeira também quer profissionalizar os árbitros. Ele determinou que o presidente da Comissão de Árbitros da CBF, Sérgio Corrêa da Silva, crie um Grupo de Estudos para analisar o futuro da profissão.

Da prova realizada pela CBF, apenas 45,1% dos árbitros tiraram nota acima de 7. No dia 14 de setembro, eles farão outra prova. Aquela que não atingir a média não apitará mais. Teixeira. "Uma das soluções passa pela renovação integral, mas isso seria impossível de imediato. Vamos trabalhar com um percentual de renovação entre 30% e 40% para 2008."

Em outra medida, os videoteipe serão adotados para punir os jogadores em lances que não forem percebidos pelos árbitros.

Leia na íntegra as medidas que serão adotadas pela CBF:

1 - Mais dois árbitros: Haverá mais dois árbitros, além do quarto árbitro, fiscalizando tudo o que acontece no entorno do campo, como a conduta dos treinadores, jogadores e profissionais que ficam no banco de reservas, coibindo qualquer tentativa de coação ao árbitro e auxiliares. A medida será adotada, em caráter experimental, em duas rodadas.

2 - Ponto eletrônico: O recurso será adotado para melhorar a comunicação entre os árbitros e auxiliares.

3 - Reavaliação geral: Será feita no grupo que obteve notas insatisfatórias nos últimos testes, no dia 14 de setembro. Quem não atingir a média 7 estará fora - em 2008, a média atingida será de 8. Será obrigatória a divulgação com antecedência da realização do testes assim como a divulgação dos resultados. Os testes físicos das mulheres terão como parâmetros os mesmos índices usados para os homens.

4 - Renovação: Para 2008, está previsto um percentual de renovação do Quadro (nacional e internacional) entre 30% e 40%. O presidente da Comissão de Árbitros, Sérgio Corrêa da Silva, alerta para o fato de que a renovação tem de começar nas Federações, em trabalho a ser feito pelas Comissões estaduais, fazendo com que os árbitros cheguem ao Quadro Nacional para iniciar um aprimoramento.

5- Classificação Nacional dos Árbitros: A medida será adotada a partir de 2008, em que a atuação dos árbitros será analisada dentro de campo (peso 3), na parte física (peso 2) e no aspecto teórico (peso 1).

6 - Treinamento na Granja Comary: A partir de outubro, durante uma semana, serão reunidos árbitros jovens, entre 25 e 33 anos, de todo o país, para um período de treinamento em Teresópolis, em tempo integral.

7 - Uso do Teipe: Passa a valer como forma de denúncia ao STJD em fatos em que aconteçam excessos no comportamento de técnicos e dirigentes antes, durante e depois de jogos que se constituam em uma forma de coação à arbitragem. Vale também para fatos que não forem relatados pelos árbitros nas súmulas.

2 comentários:

Anônimo disse...

É necessário mudar tudo na arbitragem. O melhor árbitro do futebol brasileiro é o gaúcho Vuaden que fez cair o número de faltas na primeira divisão.

Anônimo disse...

Os que sairam não farão falta para a arbitragem brasileira. não deveriam nem ter entrado na fifa.