Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Porque a CA/CBF não divulgou o resultado das provas teórica dos árbitros e dos assessores de arbitragem?

No dia 18 de Maio de 2011, a CA/CBF realizou Avaliação Teórica com árbitros e instrutores em todo o país. A avaliação teve 40 perguntas dissertativas para serem respondidas em uma hora. Para os reprovados já esta marcada a próxima reavaliação que será dia 28 de junho (amanhã), dás 19:00 ás 20:00 provavelmente nos mesmos lugares em que foi realizada a avaliação anterior.

Desde então, muitas especulações e nenhuma certeza. Algumas Federações agiram de forma democrática publicando as notas teóricas de seus árbitros e observadores. A essas, quero deixar de público, os meus parabéns, por não sonegarem informações ao público pois nada temem e nada escondem, diferentemente da grande maioria que usam o sigilo e a desinformação para manipular os nomes de quem entra e quem sai da relação nacional de árbitros.

A CA/CBF que tem tido um progresso elogiável na preparação dos árbitros e na transparência dos seus atos, mas como todos que tentam mudar, teve uma recaída voltando aos tempos obscuros escondendo os tempos dos testes e as notas das avaliações dos apitadores e observadores. O Blog entrou em contato com a CA/CBF tentando obter as notas teóricas para serem publicadas pela transparência da arbitragem, afinal, o estatuto do torcedor reza que a arbitragem tem que ser tratada com independência e transparência. Lamentavelmente, nossos e-mails foram ignorados, nos fazendo lembrar e sentir saudades do tempo de Armando Marques, que pelo menos era arrogante em todos os momentos, diferente da atual comissão que se diz moderna, mas que tem muitas cascas e feridas para serem lambidas antes de chegarem a este patamar.

Com o passar dos anos, o bambu, antes um galho mole e inofensivo, se torna enorme, duro e perigoso para quem se aproxima. Sérgio Corrêa o presidente da CA/CBF é o bambu da arbitragem, cada ano que passa, se torna cada vez mais duro e poderoso no poder, conseqüentemente sua arrogância já é vista a olhos nu. Mas essa proeza, infelizmente não é só dele, arrogância com raríssima exceção é marca registrada dos integrantes da Conaf.

Uma fonte próxima, daquelas que almoça e janta com o “Poderoso Chefão”, disse que para o “padrinho”, as notas interessam somente as Federações, que elas são pessoais e que ninguém da Comissão tem permissão para divulgá-las. Claro que as notas são pessoais, mais a arbitragem movimenta milhões de reais que de uma maneira ou de outra, saem do bolso do torcedor e é esse dinheiro que mantém a fama, poder e mudou a vida de muitos jovens sem nenhuma perspectiva de vida antes da arbitragem. Exemplos têm aí de monte, eu sugiro para quem duvide, que procurem saber quem era o jovem Paulo César de Oliveira antes de ser convidado pelo senhor Gustavo Caetano Rogério, um descobridor de talento aqui em São Paulo, para fazer o curso de arbitragem em 1994.

Claro que por trás a intenção em não divulgar as notas é outra, pois não há outro motivo aparente a não ser esconder o baixo nível de alguns figurões do apito, muitos deles ostentando escudos maiores do que a capacidade e somente por apadrinhamento e outros motivos não tão nobres lhes dão este privilégio.

Felizmente vivemos na era da globalização e não há nada que se possa esconder para sempre, alguns dados chegaram até o Blog do Marçal, nele constam os árbitros Fifas, CBF1 e CBF2, fazendo a leitura podemos dizer que:

> Cerca de 50 árbitros e assessores tiraram notas abaixo de 7.0 e foram reprovados.

> Dos reprovados, pelo menos seis deles ostentam brasões da Fifa (Evandro Roman-PR, Gutemberg de Paula Fonseca-RJ, Dibert Pedrosa Moises, Eveliny Pereira de Almeida Filho-CE, Lílian Fernandes Bruno-Asp. Fifa-RJ e Tatiana Jacques-Asp. Fifa-RS).

> José Carlos Santiago e Messias José Pereira são os dois assessores do Rio de Janeiro que mais são escalados pela CA/CBF e foram reprovados.

> Dos noves árbitros e assistentes do Maranhão, cinco foram reprovados.

> Mais da metade dos estados tiveram reprovados, nem mesmo São Paulo, o maior exportador de árbitros do país, escapou das reprovações.

> Em Sergipe, segundo informações de uma fonte que participou do teste, todos teriam colado e a prova foi feita praticamente em grupo, às notas variaram entre 9,0 e 9,75 (Rubens dos Santos Filho). Uma árbitra de 18 anos que acabou de passar na CBF tirou 9,5! A mesma nota de Rogério Lima! Como alguém que não tem o mínimo de experiência pode tirar uma nota dessa? Segundo uma fonte que participou do teste, teria havido conversas em alto e bom som durante a prova. A prova teria sido praticamente, discutida entre todos. Ou seja, árbitros entraram para o quadro ou se mantiveram nele com possíveis irregularidades**.

Veja abaixo a lista dos reprovados*

Acre: José Antonio de Almeida Pinheiro, Josimar Souza de Almeida.

Amazonas: Manoel Domingos Conceição Cruz, Ivo Fernando da Costa de Souza.

Bahia: Rodrigo Martins Cintra, Belmiro da Silva.

Ceará: Alessandro Magno de Mesquita Araújo, Armando Lopes de Souza.

Distrito Federal: Ciro Chaban Junqueira, José Reinaldo do Nascimento Junior.

Maranhão: Mayron Frederico dos Reis Novaes, Aelson Mariano Campelo Gomes, Antonio Fernando de Sousa Matos, Geison Mendes dos Santos, Sérgio Henrique Campelo Gomes.

Paraíba: Jefferson Rafael dos Santos, José Renato Albuquerque Soares, Broney Machado.

Pernambuco: José Pedro Wanderlei da Silva.

Piauí: Francisco Nuriman Machado Gaspar, José Nilton da Costa, José Valmir dos Santos Xavier, Rogério de Oliveira Braga.

Paraná: Evandro Rogério Roman, Nilo Neves de Souza Junior, Marcos Rogério da Silva.

Rio de Janeiro: Gutemberg de Paula Fonseca, Dibert Pedrosa Moises, Lílian da Silva Fernandes Bruno.

Rio Grande do Norte: Eduardo Lincoln Neves.

Rio Grande do Sul: Carlos Henrique Selbach, Tatiana Jacques de Freitas.

São Paulo: Claudinei Forati da Silva, Flavio Rodrigues de Souza.

Tocantins: Edílson Frasão Pereira, Gilvan Cavalcante dos Santos-Tocantins.

Assessor de arbitragem:

Amazonas: Raimundo Nonato da Silva.

Bahia: Wilson Espírito Santo Paim.

Minas Gerais: Eustáquio Alves Ferreira.

Mato Grosso: Antonio de Rosso, Miguel L da Silva Filho, Rilmar Ribeiro Primo.

Paraíba: Ednaldo da Silva Almeida, João Bosco Honorato, Miguel Felix de Oliveira.

Rio de Janeiro: José Carlos Santiago, Messias José Pereira.

Rio Grande do Norte: Arnaldo de Carvalho.

Rio Grande do Sul: Alexandre L Barreto-Rio Grande.

Pernambuco: Gilvan Floriano da Cunha, Irani Pinto da Paz.

Paraná: Hélio Henrique Camargo, José Amaral, Leônidas Nery Dias, Leonides Dreveck.

Tocantins: Salmon Alves Pugas, Samuel Barbosa Santos.

*Os nomes da lista são de reprovados e de alguns ausentes que são considerados como reprovados segundo documento da CA/CBF.

Obs. Quem se achar prejudicado pelo post, o espaço esta aberto para que apresente sua versão ou sua contestação.

**Corrigindo:

Recebi informações de uma outra fonte, possivelmente mais segura, as seguintes informações:

1 - A prova realmente foi discutida em alto e bom som, mas, depois da avaliação e entre todos na sala.

2 – Também houve notas baixas, mas minha fonte não soube revelar quanto e de quem.

3 - Segundo a fonte, as notas de alguns foram altas porque o nível da prova foi muito baixo.

4 – Houve uma preparação intensa em cima da árbitra mais nova. Ela teve muitas aulas junto com as outras. Resumindo, para ele, ela deve ter ido muito bem na prova mesmo. Não só ela, como as outras duas.

Como não sou o dono da verdade e procuro sempre as informações dos fatos, faço uma mea culpa e informo que em Sergipe segundo as ultimas informações, a prova teórica da CBF ocorreu normalmente sem nenhuma irregularidade aparente. Isto é fato... Até que apareça um outro, se houver.

Frase: "Existem certas ocasiões em que um homem tem de revelar metade do seu segredo para manter oculto o resto". (Philip Dormer Stanhope)

2 comentários:

Anônimo disse...

O nível da prova foi muito baixa mesmo, pois esta turma de Sergipe tirar entre 9 e 10 é por que ela foi fraca.
Pela lista publicada no seu blog muitos reprovados. Então fico sem entender. A prova foi fraca e muitos reprovados, menos em Sergipe?¨
Marcelo reveja sua fonte, porque ela não está correta.
Se a prova foi fraca teria que ter muitos, até dos grandes centros aprovados.
O que acha?
Será que só tem gente inteligente em Sergipe?

Anônimo disse...

Vi as notas na mesa da comissão, mas anotei rapidinho. Como estava em ordem alfabética, pode ter algum erro
AILTON FARIAS
9,0
ANTONIO HORA FILHO
6,75
BRUNO ALVES
9,0
CLAUDIO FRANCISCO SILVA
9,5
CLAUDIONOR DOS SANTOS
9,5
CLERISTON BARRETO RIOS
10
EDMO OLIVEIRA SANTOS
9,0
EDUARDO SANTANA NUNES
9,5
ELIZIANE SANTOS DURAES
10
FABIO SILVA DOS SANTOS
9,25
FERNANDA LIMA DA SILVA
9,5
FREDERICO ALVES DURÃES
10
IVANEY ALVES LIMA
9,25
JOAO CARLOS SANTOS
9,0
KEINA LIMA FEITOZA
9,5
LUIZA GRAZIELLE NAZARIO
7,0
RENISON NUNES FREIRE
10
RODRIGO GUIMARAES PEREIRA
9,5
ROGERIO LIMA DA ROCHA
9,5
RUBENS DOS SANTOS FILHO
10
SERGIO L GONÇALVES DORIA
8,0
TATIANE DE SOUZA
9,5
THAYSLANE MELO COSTA
9,5
VALMIR OLIVEIRA NASCIMENTO
9
VANEIDE VIEIRA DE GOIS
9
VITOR OLIVEIRA CRUZ
9