Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Depois da debandada, árbitros paulistas voltam ao Safesp

Na última terça feira (31) o Safesp-Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, batizado agora de "a Safesp" pela TV-FPF, reuniu alguns associados para um churrasco e aproveitou a presença deles para uma rápida prestação de contas. Como o Safesp e a FPF são agora irmãos siameses, tocam e dançam a mesma musica, nada mais justo do que o anuncio ser feito pela TV-FPF. Lembrando que foi lá na FPF, a posse da nova diretoria e é lá que o presidente do Safesp passa a maior parte do seu tempo.

Vale lembrar que Arthur Alves Junior além de ser presidente do Safesp, também é Tesoureiro da Cooperativa, Secretario Geral da Anaf e o braço direito de Marcos Marinho, o chefe da arbitragem Paulista. Vem dai o retorno em massa dos árbitros federados que abandonaram o sindicato com a criação da cooperativa e a desobrigação por parte da justiça que fossem associados do Safesp.

Estes árbitros estão se associando novamente ao Safesp, pelo fato de Arthur ser o novo presidente e não pelo coletivo como dizia sempre o ex-presidente Sérgio Corrêa. Desde a eleição de Arthur, o crescimento do quadro associativo foi de 52% segundo suas próprias palavras. Ao se associarem novamente, esses árbitros não ficam marginalizados e na lista negra do presidente, correndo o risco de retaliações nas escalas da FPF. Como são conhecedores dos cargos estratégicos que ele ocupa, do poder que conseguiu nas entidades e dos seus modus operandi*, acham melhor não arriscar. Eu também não arriscaria!

Com a criação da cooperativa e a desobrigação de serem associada do sindicato, a maioria dos árbitros federados deram uma debandada geral. A situação do Safesp ficou critica, sem saída, com pouco fluxo de caixa, foi obrigado a alugar a parte térrea da sua sede e dividir o seu espaço com a cooperativa. Dez anos separaram a reluzente sede adquirida com recursos próprios e reformada no inicio de 2000 para locador de vagas, se acomodando em um puxadinho (1º andar), tirando o conforto e o bem estar dos seus associados. Mas este cenário esta mudando e mudará ainda muito mais, para isto basta que Arthur continue ocupando seu cargo na Ceaf, senão, Rei morto é Rei posto!**

* Modus operandi é uma expressão em latim que significa "modo de operação". Utilizada para designar uma maneira de agir, operar ou executar uma atividade seguindo sempre os mesmos procedimentos.

** O lendário herói grego Teseu derrotou o Minotauro, monstro que habitava o célebre labirinto mantido pelo rei Minos, na ilha de Creta. Teseu era filho de Egeu, rei de Atenas, e Etra, filha do sábio Piteu, rei de Trezena, na Argólida, onde nasceu.

Egeu, antes de retornar a seu reino, escondera sua espada sob uma pesada rocha e recomendara a Teseu que só a procurasse quando fosse bastante forte para levantá-la. Com 16 anos, Teseu pôde realizar a façanha e foi ao encontro do pai.

Decidido a livrar Atenas do pesado tributo devido a Creta, de sete moças e sete rapazes que eram devorados pelo Minotauro todos os anos, o herói seguiu para essa cidade como se fosse um dos jovens sacrificados. Antes de penetrar no labirinto do Minotauro, recebeu de Ariadne, filha de Minos, rei de Creta, um novelo de lã para marcar o caminho de volta.

Assim, conseguiu matar o monstro e se salvar com os companheiros. Por descuido, o barco de Teseu retornou a Atenas com as velas pretas que indicavam luto. Desesperado, Egeu se jogou no mar. O herói assumiu então o governo: uniu os povos da Ática, com capital em Atenas, adotou o uso da moeda, criou o Senado, promulgou leis e instaurou a base da democracia.

Frase: “Todo ato de bondade é demonstração de poder”. (Jeremy Bentham)

Um comentário:

Anônimo disse...

Lendo seu post que entendi tudo. O Sérgio Corrêa é mesmo um estrategista. O Arthur ajudou a fundar a Cooperativa, sem a presença dele. O Sindicato minguou, com a debandada geral, pois ele saiu do Sindicato e queria mostrar seu poder. O Sérgio se calou, aceitou o puxadinho e preparou o bote! Agora, o Arthur é o presidente e O Sindicato (e não A Sindicato) terá que sobreviver. Em suma, o Arthur que quis matar o SAFESP (e não a SAFESP) terá que salvá-lo (e não salvá-la). Este Sérgio não é fácil! Li no site do SAFESP (e não da SAFESP)que as festas serão sempre no Clube Tremembé do qual ele é também dirigente. Costumo dizer o seguinte: QUANTO MAIOR FOR A ÁRVORE, MAIOR SERÁ O TOMBO!