Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Arbitragem Paulista: Envelhecida e mais cara do Brasil, esta há duas décadas sem revelar um árbitro!

Mesmo com R$ 3.5 milhões de reais gasto por ano com a estrutura do apito, o saldo é assustador, nenhum árbitro foi revelado nas duas ultimas décadas.


A arbitragem paulista é tida como exemplo para o resto do país, nessa época de decisões dos estaduais, seus árbitros são requisitados a peso de ouro para os jogos finais nos quatro cantos do Brasil, mas o que ninguém sabe é que se pudessem os paulistas também importariam árbitros de outros estados. E olha que aqui se gasta (investe) uma verdadeira fortuna com toda a estrutura disponibilizada para os homens de preto. Segundo apurado, somente os valores de 2012 bateram na casa dos R$ 3,5 milhões de reais. Mesmo com todo esse gasto - desde 2011 vem sendo acima de 1 milhão anual – há pelo menos duas décadas não se revelam um árbitros em São Paulo, e quando eu digo revelar, é árbitro com potencial para chegar ao quadro da FIFA e até mesmo para uma Copa do Mundo.

Dentro de poucos anos, os FIFAs terão que ser trocados por idade ou até mesmo por falta de condições físicas no caso do Wilson Seneme e a pergunta que fica e: quem estaria pronto para substituí-los? O estado de São Paulo tem dois aspirante FIFA, desses, Luiz Flávio foi promovido em 2010 e já tem 36 anos, se não for promovido nos próximos dois anos, será carta fora do baralho. Sobrará então Guilherme Ceretta de Lima, esse tem 30 anos mas um ego maior do que seu cérebro. Tornou se aspirante FIFA única e exclusivamente por vontade do ex presidente da CA-CBF Sérgio Corrêa, pois a comissão local (Paulista), devido a sua arrogância, não morre de amores pelo seu trabalho e nem pelas suas atitudes.

Idade avançada

Dando uma rápida olhada no quadro de 2013, pode se constatar facilmente que a arbitragem paulista esta envelhecida, sem perspectiva de renovação á curto prazo e andando na contra mão da história, pois enquanto a FIFA sinaliza na diminuição da idade dos apitadores, a FPF aposta em árbitros com idade avançada.


Quadro Ouro 2013

Usando como base o ano de 2013, dos 13 integrantes do chamado grupo ouro (Paulo César, Wilson Seneme, Antônio Prado, Flavio Guerra, Guilherme Ceretta, Leandro Bizzio, Luiz Flávio, Marcelo Aparecido, Marcelo Rogério, Raphael Claus, Rodrigo Braguetto, Rodrigo Guarizo e Vinicius Furlan), cinco tem idade acima de 40 anos e dos cinco que lutam por promoção a aspirante FIFA (até 36 anos), somente Raphael Claus teve oportunidades em jogos do Campeonato Brasileiro da série A.

Para reforçar a tese, se juntada à idade dos seis árbitros que foram para o sorteio das quatro partidas validas pelas quartas de final do Campeonato Paulista deste ano, teremos 236 anos com uma média de 38 anos. Dos seis árbitros, somente dois (Raphael Claus e Guilherme Ceretta de Lima) foram formados nesse século (2002) e nenhum sob o comando de Marcos Cabral Marinho.

Rainha da Inglaterra*

Por falar em Marcos Marinho, o endeusado dirigente do apito paulista não sabia até pouco tempo atrás como era uma bola de futebol. Você duvida! Convido então você a participar de uma palestra do mesmo, aposto que se surpreendera com suas palavras (ou falta delas) sobre o assunto arbitragem.

O hoje oficial da reserva, depois de 30 anos de serviços prestado à Polícia Militar, desde outubro de 2005, trocou o comando do Segundo Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado, para chefiar o quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol. Porém, antes comandou por 17 anos o policiamento nos estádios de futebol do Estado antes de se tornar o responsável pela arbitragem da FPF. Marinho foi convidado pessoalmente pelo presidente da FPF, já que Marco Polo Del Nero depois do escândalo da “Máfia do apito” queria uma pessoa completamente neutra, sem vínculos com clubes, para começar um trabalho novo de reestruturação da arbitragem e visando de imediato a recuperação da credibilidade da arbitragem paulista abalada pela prisão de Edílson Pereira.

As divisas de Coronel pode ter trazido de volta a credibilidade exigida pela FPF, mas a renovação prometida até o presente momento é pífia. Oito anos depois, só o arbitro Adriano de Assis Miranda que foi formado já sob seu pseudo comando (2006), trabalhou na primeira divisão do futebol paulista deste ano. Mesmo assim, já tem 34 anos e não é do quadro da CBF.

Hoje Marcos Marinho é uma espécie de Rainha da Inglaterra, tem um alto salário, é o chefe no papel, mas quem manda é Arthur Alves Junior, o verdadeiro chefe do apito paulista.

Ranking de araque

No inicio da sua gestão, quando estava mais perdido do que cego em tiroteio, Marinho pediu e contou com a ajuda de Sérgio Corrêa na elaboração do Ranking da arbitragem Paulista, ranking esse que ele logo tratou de rasgar quando deixou de publicar a pontuação e a ordem dos árbitros criando o famigerado quadro Ouro, Prata e Bronze, podendo assim fazer as promoções de forma sigilosa (sem acompanhamento da imprensa) e sob seu único critérios que só Deus sabe quais são.

Sorteio da arbitragem

Já escrevi algumas vezes que não vejo o sorteio da arbitragem como problema como alguns gostam de apontar para esconder a incompetência, para isso uso o sistema adotado pela FPF. Esse sistema implantado desde 2012 não foi adotado por vontade de Marco Marinho ou Arthur Alves Junior que pretendiam usar em 2012 o mesmo famigerado sistema de sorteio dirigido usado pela CBF e por 90% das demais federações do país. Mas no final de 2011, Marco Polo Del Nero impôs o fim do sorteio dirigido de árbitros na Federação Paulista e disse na época:

"Quero os 20 selecionados com chances desde o primeiro jogo. Se têm condição de apitar a Série A, tem que fazer clássico", frisou o dirigente.

Desde então, a FPF vem adotando esse sistema e não tem nenhum indicio que a arbitragem tenha piorado por causa disso. Os erros e acertos continuam nos mesmos patamares de quando o chefe do apito escalava quem ele queria e conforme seus “interesses”.

*Rainha de Inglaterra é uma expressão usada para Chefe de Estado que detém apenas funções cerimoniais, sem qualquer poder efetivo de intervenção nas instituições politicas do país.

Frase: "O pior dos dirigentes não é o que é menos letrado ou menos culto, mas o que se cerca de incapazes, desonestos e bajuladores” (Paulo de Tarso).

4 comentários:

Anônimo disse...

Marçal meus parabéns pela última coluna da “Rainha da Arbitragem Paulista”. Não entendo como pode um site elogiar o Sr. Marcos Marinho, se ele e o Rabello, não colocaram nenhum árbitro , há 8 anos (exceção Paulo C.Oliveira ainda como 2ºcolocado) no palanque da CBF do Campeonato Brasileiro.

Carlos Simon para presidente da CA-CBF, 3 copas mundo, maior nome
da arbitragem brasileira e mundial.

Abraço
Carlos Kruse
Instrutor árbitros p/CBF e CONMEBOL

Blog do Marçal disse...

Professor Carlos Kruse.

É com enorme satisfação que recebo sua mensagem. Sua audiência e elogios me enche de orgulho.

Como deve saber, fazer comentários sobre dirigentes do apito e integrantes da arbitragem não é fácil, pois eles só gostam dos elogios mesmo que às vezes não os mereça.

Obrigado pela audiência e pelo comentário.

Um forte abraço.

Marçal – Apitonacional – Blog do Marçal

Anônimo disse...

OPINIÃO TEM QUE SER RESPEITADA!!!! MAS AO INVÉS DE SÓ "CORNETAR" PORQUE NÃO MOSTRA OS PONTOS POSITIVOS QUE ESTE DIRIGENTE TROUXE À ARBITRAGEM PAULISTA.

"OLHAR PARA O RABO DOS OUTROS É FÁCIL, MAS OLHAR PARA O PRÓPRIO É MAIS COMPLEXO".

Blog do Marçal disse...

Prezado anônimo.

Como você mesmo frisou, opinião tem que ser respeitada, mas talvez você não tenha lido o post com atenção necessária, pois eu elogiei sim.

Para mim, os pontos positivos da era Marcos Marinho foi o Ranking da arbitragem no seu inicio e o sistema de sorteios, e como também escrevi os dois não foram por iniciativa dele.

O espaço esta aberto, você pode enumerar aqui para debate os pontos positivos em sua opinião ou até mesmo apontar o que esta de errado no post. Quem sabe algum árbitro foi revelado nesse período e eu não tenha percebido.

A minha função agora é essa, procuro escrever de forma isenta e baseado nas informações que tenho, mas não sou o dono da verdade e cometo meus erros. Se provarem (com dados) que estou errado, serei o primeiro a admitir e procurar sanar o erro da melhor maneira.

O espaço esta aberto para você e para qualquer outro internauta que discorde ou queira participar do post.

Obrigado pela audiência e pelo comentário

Marçal – Blog do Marçal