Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2018


Idade limite mantida

Federação Paulista mantem limite de 45 anos para árbitros do quadro estadual

Marcelo Aparecido, 45 anos (20/10/1972), árbitro da ultima final, não renovara inscrição

Recebi a informação de uma fonte próxima à CEAF-SP, que nos corredores do prédio da Federação Paulista de Futebol (FPF), principalmente, nas reuniões de treinamentos de analistas, que a filosofia das chancelas para árbitros estaria perto do fim.

Dentre os motivos apontados estão o descontentamento dos membros da atual comissão de arbitragem, os pífios resultados práticos, a não renovação ocorrida, a quase extinção do quadro feminino, a necessidade de criação de um novo regimento e as normas para inscrição na temporada de 2019. Mas os dois principais motivo são o aumento da idade limite dos árbitros para 50 anos seguindo procedimento adotado pela CBF e o famoso "corte" de árbitros e assistentes fora dos planos para a próxima temporada, objetivando receber os alunos da escola que terminaram o estágio.

Como sempre faço em situações como esta, fui checar a informação e entrei em contato com Dionísio Roberto Domingos, Diretor do Departamento de Arbitragem da FPF, pai da chancela e das principais mudanças que vem ocorrendo no setor. O chefe dos árbitros gentilmente esclareceu as duvidas.

Segundo Dionísio, nada mudou no planejamento inicial quando assumiu o cargo. Continua a chancela, os novos árbitros serão alocados no nível básico, o quadro feminino continua prestigiado e não haverá aumento na idade limite dos árbitros para 50 anos.

O limite de idade aposenta este ano, entre outros, o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, árbitro da polêmica final do Campeonato Paulista deste ano entre Palmeiras e Corinthians, que completará 46 anos no próximo dia 20. Para continuar apitando, Marcelo Aparecido, terá que aceitar convite de outra Federação que aumentou limite de idade. Comenta-se nos bastidores que  teria ocorrido convites de Pernambuco e Santa Catarina, tradicionais Federações que preferem importar que revelar do próprio quadro. 

Dionísio Roberto Domingos - Crédito: Reprodução Globoesporte

Leia abaixo o que disse Dionísio sobre os principais assuntos.

Fim da chancela
Com relação ao licenciamento da arbitragem,  continua em pleno vigor e agora inclusive em processo de patente com reserva de direito transferido á entidade. Permanece o Nível Básico e as Licenças C, B e A para 2019.

Novos árbitros
Não haverá redução no quadro, os formandos serão agregados ao nível básico. Na faixa etária de 22 a 32 anos integrarão às competições profissionais de 2019.

Quadro feminino
Estamos com um grupo de novas árbitras, inclusive algumas delas com índice masculino.

Idade limite
Permanece a idade de 45 anos, 11 meses e 29 dias para atuar em São Paulo, exceto para  e os internacionais que seguem com os padrões e exigências do quadro internacional (50 anos).

Nenhum comentário: