Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Confederação do Futsal usa arbitragem para desafiar CBF

Em ato desesperado da cúpula administrativa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), que insiste em não reconhecer a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como a única entidade reconhecida pela FIFA para desenvolvimento e representatividade do futsal no Brasil, agora tenta, em ato desesperador, não permitir a formação do quadro nacional de arbitragem de futsal da CBF, proibindo, retaliando e até mesmo excluindo dos quadros estaduais e nacional quem atuar ou filiar-se em outra entidade.

A CBFS não aceita que ela já não é mais a detentora da modalidade e ao invés de desafiar a CBF através dos clubes e atletas, usa os árbitros, que no entendimento dela é o lado mais fraco desse duelo pelo poder.

Abaixo a nota da CBFS sobre o rumo da arbitragem nacional.

Já a nota da Associação Nacional de Oficiais de Arbitragem de Futsal (ANAFUTSAL), que ao invés de defender seus filiados, omite-se por ter sido fundada e ter em seu comando pessoas ligadas ou indicadas pela diretoria da CBFS.

A angústia pela tragédia anunciada é tão grande que quase que diariamente estão acontecendo reuniões, lives e pressão de dirigentes, de forma oficial e não oficial, como uma live divulgada, no site da CBFS, na última quinta-feira.

Veja matéria abaixo.

CBFS e Federações unidas!

Em reunião realizada na tarde de ontem (17/02) a Confederação Brasileira de Futsal e as Federações do Sul e Sudeste se reuniram para discutir assuntos pertinentes a Arbitragem nacional e dos referidos estados.

Ficando assim definido que os oficiais de arbitragem pertencentes aos quadros estaduais das Federações, assim como os que possuem o escudo CBFS, não poderão atuar na temporada 2022 em outras entidades ou competições que não tenham parceria com a CBFS.

A CBFS e as Federações continuarão pautadas na continuidade do trabalho desenvolvido, através da diretoria e comissões de arbitragem da CBFS e Federações de Futsal do Brasil, com ética e transparência que esta gestão sempre tratou. Enquanto não houver parceria, que é a união de objetivos em comum em prol do futsal brasileiro, não haverá entrega dos produtos formados pelo modelo federativo do futsal no Brasil.

Estiveram presente na reunião os Presidentes Marcos Antonio Madeira (CBFS), Marcio Leandro D´Avila (Federação Catarinense de Futsal), Manuel Mazaira Vasquez (Federação De Futsal do Rio de Janeiro), Ivan Rodrigues Dos Santos (Federação Gaúcha de Futsal), Jose Raimundo De Carvalho (Federação Mineira de Futebol de Salão), Jesuel Laureano Souza (Federação Paranaense de Futsal) e Nilton Cifuentes Romao (Federação Paulista de Futsal). 

Credito: Reprodução site/CBFS

A arbitragem antes abandonada pela CBFS agora é o grande centro das atenções, inclusive, no fim de semana foi disponibilizado o novo Livro Nacional de Regras de Futsal, elaborado pela CBFS e ao ser encaminhado por alguns diretores, veio com a frase: "nem a regra eles tem pronta, imagine árbitros".

Em defesa da arbitragem até o momento, apenas, as Ligas filiadas a ABLF - Associação Brasileira de Ligas de Futsal e a ANOAF - Associação Nacional dos Oficiais de Arbitragem de Futsal. Como estas entidades já reconheceram a CBF, liberaram seus árbitros para os cursos e atividades em que forem convidados.

O fato é que a briga só terá fim quando a CBF de fato e de direito anunciar com nomes e documentos a estrutura do futsal nacional.

Nenhum comentário: