Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Federação Gaúcha de Futebol Salão pune árbitros que optaram pela CBF

Paraguassu Figueiredo - Chefe dos árbitros na CBFS - Crédito: Facebook

Em suposta retaliação aos profissionais de arbitragem, a federação gaúcha de futebol de salão, estaria punindo os árbitros que aceitaram convite para participarem de treinamentos visando integrar quadro de árbitros da CBF. Dos integrantes da relação nacional da CBFS do ano passado, apenas os árbitros Diego Goldani e Marlon Caleb Ortiz Menna e as cronometrista/anotadoras Karlla Cristina Souza Martins e Liana Silva de Araújo continuam no quadro.

Segundo informações, a determinação teria partido de Paraguassu Fisch de Figueiredo, atual mandatário da Comissão de Arbitragem da CBFS. Figueiredo é gaúcho de Passo Fundo, mora em Porto Alegre e tem um bom relacionamento com Elias Machado, atual diretor de arbitragem da FGFS e demais dirigentes da modalidade no estado.

Se os árbitros do salonismo do RS estão sofrendo suposto boicote, o mesmo, até o presente momento, não estaria ocorrendo com os catarinenses, pois os principais árbitros daquele estado também aceitaram o convite da CBF e não foram excluídos do quadro da CBFS. Por conta deste possível boicote, árbitros gaúchos da elite no cenário nacional, não poderão trabalhar por entidades oficiais no Rio Grande do Sul.

Márcia Mariko (quem é Ednaldo Rodrigues?!) - Crédito: FPFS

Márcia Mariko Nishimura de Moraes,  atual Diretora de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol de Salão e membro da Comissão de Arbitragem da CBFS,  estaria trabalhando forte nos bastidores pelo boicote à CBF e, segundo informações, em live ocorrida dias atrás, teria questionado em tom de deboche, quem era Ednaldo Rodrigues – atual presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol - para intervir no salonismo nacional.

Supostamente como represália, a CBFS vem excluindo do seu quadro, os árbitros que estão aceitando atuar pela CBF e como consequência, os principais campeonatos do país vão perder a qualidade na arbitragem por não contar com esses profissionais. A pressão teria chegado até nos árbitros internacionais do quadro FIFA, mas nestes, a força e as punições não surtirão qualquer efeito, tendo em vista que a FIFA reconhece apenas a CBF como responsável pela modalidade.

Acima quadro CBF e abaixo quadro CBFS/RS, sem os árbitros que aderiram a CBF

O Blog não conseguiu os contatos de Paraguassu Figueiredo, Marcia Mariko e Elias Machado para que se posicionassem sobre o assunto. Caso isso ocorra e algum deles se pronuncie, este post será atualizado.

Nenhum comentário: