Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

CBF e Federação do Futsal brigam pelo comando da modalidade

Detentora oficial dos direitos da modalidade, CBF promete reestruturação a ser comandada por Sérgio Corrêa, atual chefe do VAR

É do conhecimento público que a FIFA reconhece a CBF - Confederação Brasileira de Futebol - como a única entidade no país para desenvolvimento e representatividade de suas modalidades que incluem futebol, futsal e beach soccer e assim é em todo lugar do mundo. As modalidades estão diretamente vinculadas as confederações de cada país, que por sua vez, estão ligadas à entidade máxima do futebol mundial.

No Brasil, no entanto, não é bem assim que funciona. A CBF, num passado recente, para não ter despesas e trabalho com essas modalidades, quase que sempre deficitárias, abriu mão da administração dessas modalidades e, por meio de Resolução da Presidência, transferiu à outras Confederações e assim, permanece até os dias de hoje, tanto no futsal, quanto no beach soccer. Permanece, mas pelo que tudo indica, este cenário deve mudar.

Segundo levantamento deste Blog, o beach soccer, conhecido popularmente como futebol de areia, está mais fácil da CBF retomar o comando, pois a Confederação de Beach Soccer do Brasil, está sendo administrada pelo grupo político liderado por Fernando Sarney, atual vice-presidente da CBF. Já no futsal, a briga é grande e está longe de ter um fim consensual. Oficialmente existe acordo para a CBFS - Confederação Brasileira de Futsal de Salão - continuar organizando a modalidade, mas nos bastidores, como mostram documentos abaixo, as coisas são bem diferentes.

Enterrada em dívidas, com problemas jurídicos e sem um plano real de resgaste da modalidade, a Confederação Brasileira de Futsal se vê obrigada a devolver a modalidade para sua real proprietária, a CBF, porém, a vaidade dos atuais dirigentes, alinhada à incapacidade de entender o processo legal, tenta confundir a opinião pública para distorcer o processo e os fatos.

Nestes últimos dias, um novo embate veio à luz do dia e desta vez, diretamente ligado à arbitragem. Sem querer chamar atenção, a Comissão de Arbitragem da CBF encaminhou à alguns árbitros, tanto da ABLF – Associação Brasileira de Ligas de Futsal, quanto da Confederação Brasileira de Futsal, e-mail convite solicitando o cadastramento destes profissionais como prestadores de serviços junto à CBF.

Alertada da investida da CBF em seus profissionais, de imediato a Confederação Brasileira de Futsal, através de seu presidente, Marcos Antônio Madeira, divulgou oficio informando desconhecer a iniciativa da CBF e reiterando que seguirá com sua preparação para 2022 (veja abaixo).

Juntamente com a circular, a Confederação Brasileira de Futsal divulgou nota iniciando processo junto às federações estaduais para que essas reunissem lideranças políticas e esportivas para a grande batalha por vir. A nota também pede as entidades estaduais que solicitem aos árbitros e anotadores que não respondam contato da CBF.

O pedido de boicote geral à CBF por parte dos árbitros, ganhou um importante aliado, à Confederação de Futsal através do seu diretor de arbitragem, Paraguassu Fish de Figueiredo, que inclusive, segundo informações, teria feito ameaças aos árbitros que integram o quadro nacional, tanto por telefone, como no grupo de waths do Departamento de Arbitragem da Entidade (Veja abaixo).

Segundo um especialista da modalidade, Paraguassu Figueiredo, que assim como outros na CBF, se perpetuou no cargo e nada mais oferece ao salonismo nacional e à arbitragem desta modalidade. Também não tem mais o prestígio e comando de antes, tanto que basta observar aos erros grotescos e até mesmo a ausência do árbitro mundialista em uma partida da Liga Nacional, em que ele não teve a mesma mão pesada de antes.

O fato é um só, a FIFA e a CONMEBOL pressionam a CBF para que está passe a administrar as modalidades e esse processo, que foi iniciado por Rogério Caboclo, pelo que parece, será levado a frente pelo atual presidente Ednaldo Rodrigues com personalidade e muita coragem.

Opinião de Blog

Sérgio Corrêa deve assumir o Futsal

O salonismo já deveria estar totalmente dentro da CBF, mas não está e por culpa da própria entidade que empurra a situação com a barriga a cada ano com a promessa de no próximo assumir de fato e de direito a modalidade. Desta vez e pelo que o Blog apurou, a novidade é que provavelmente a articulação e responsabilidade da reestruturação da modalidade estará sob responsabilidade de Sérgio Corrêa da Silva, ex-presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, por duas vezes, e atual comandante do VAR.

O dirigente tem ampla experiência em gestão e no segmento e com certeza conseguirá reorganizar a modalidade, que está sucateada e abandonada.

Segundo apurado, a CBFS, através de seu presidente Marcos Antônio Madeira, teria determinado ao seu diretor de arbitragem, Paraguassu Figueiredo, a décadas no cargo, a proibição aos árbitros de se filiarem a CBF e supostamente os ameaçando junto as suas federações e escalas futuras. Na contramão, em nota oficial, a Associação Brasileira de Ligas de Futsal - ABLF -, não só apoia como autoriza seus árbitros a efetuarem o cadastro da CBF. A entidade reafirma sua confiança na reestruturaçao da modalida.

Os árbitros já estão sendo “aconselhados" a não responder e caso respondam…

Paraguassu Figueiredo - Crédito: Reprodução Youtube

O que eles disseram

O Blog não conseguiu contactar Marcos Antônio Madeira e nem Paraguassu Figueiredo, presidente e diretor de arbitragem respectivamente da CBFS. O Blog também procurou Sérgio Corrêa que não confirmou e nem desmentiu a informação, porém disse no momento não ter nada a declarar sobre o assunto.

O espaço esta aberto e caso um dos citados entre em contato, este post será atualizado.

Nenhum comentário: