Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Corte no quadro de árbitros da FPF

Visando plano de carreira e renovação, Federação Paulista corta aproximadamente 100 árbitros para temporada 2022

Ana Paula Oliveira - Crédito: Instagram

A Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF), através de sua presidente Ana Paula Oliveira, assim como na temporada passada, promoveu novo corte no quadro de árbitros, desta vez para a temporada 2022. A dirigente segue com a diretriz anunciada na sua posse no final de 2019 de melhorar a performance e buscar novos talentos para a renovação constante e necessária da arbitragem Paulista.

Considerando que o quadro da FPF recebeu quase 200 novos árbitros, formados nos últimos dois anos, pela Escola de Árbitros Flávio Iazeti, fica a certeza de que teremos muitos jovens árbitros atuando nas competições do próximo ano, o que já ocorreu este ano com as oportunidades dadas a talentos que estão sendo lapidados como Fabiano Monteiro dos Santos - 24 anos -, Gustavo Holanda Souza - 23 anos -, Matheus Delgado Candançan - 22 anos - e Pietro Dimitrof Stefanelli - 30 anos -. Todos eles com pouca idade, muito talento e atuando em alto nivel.

Seguindo o que propôs quando assumiu a arbitragem Paulista, Ana Paula vem observando aqueles que estão apenas ocupando espaço no quadro e não tem como inseri-los em um plano de carreira e assim optou pelo desligamento destes da relação de prestadores de serviços.

Certamente a medida trás efeitos colaterais como a injustiça com alguns árbitros que não tiveram as devidas oportunidades ou outros que se encontram em situações difíceis de cumprir alguns dos itens exigidos por conta das dificuldades que enfrentaram devido a pandemia do Coronavirus, mas o importante e quero deixar público, meus parabéns e apoio para a chefe da arbitragem Paulista pela coragem que vem gerindo a pasta com competência e profissionalismo.

Não cabe mais amadorismo na arbitragem, que é usada, com raríssimas exceções, como cabide de emprego para dirigentes e ex-árbitros incompetentes, com quadro cheio de profissionais com idade avançada, sem apresentar produtividade estendendo sua permanência na carreira apenas pelo status, material (uniformes) e míseras taxas em funções e escalas que deveriam ser usadas para dar oportunidades a novos árbitros buscando a renovação constante e necessária para a categoria.

As renovações: Fabiano Monteiro (24), Matheus Candançan (22) e Gustavo Souza (23) 

Falei via WhatsApp com Ana Paula. Segundo a dirigente, os critérios são os mesmos do ano passado que são:

1) desempenho técnico.

2) desempenho físico.

3) desempenho psicológico.

4) desempenho social (comportamental e social - corregedoria).

Ana ainda disse que nenhum profissional foi recusado somente por um item, que foi analisado individualmente cada um, inclusive o nível de comprometimento e a possibilidade de resposta evolutiva no desenvolvimento técnico e físico durante o processo e que foi analisado também o ano de formação.

Idade limite

Indaguei a dirigente sobre a permanecia e utilização de árbitros acima dos 45 anos. Ana disse que a comissão esta focada em performance, que o objetivo é ter um quadro de árbitros forte em todas as competições e que árbitros com idade avançada poderá permanecer, mas dependera de analise técnica da comissão.

"Gerir arbitragem de uma instituição como a FPF não é uma missão fácil" - Ana Paula Oliveira.

Obs. Ana Paula desconversou e não quis entrar em detalhes, mas segundo uma pessoa próxima à dirigente, ela não é entusiasta da utilização de árbitros após os 45 anos de idade e que isso só acontecerá em casos especiais onde o escalado traga a garantia  de alta performance aliada a garantia, em todos os aspectos e sentidos, para a comissão e para a partida.

E-mail enviado aos árbitros pela CEAF-FPF

Quem não teve sua inscrição aceita, recebeu e-mail de agradecimentos pelos serviços prestados e em casos específicos, ligação de um membro da comissão explicando os motivos da renúncia por parte da FPF da inscrição do mesmo.

Vamos aguardar quem fará o chororô, que já começou, mas assim como no ano passado e pela postura de APO, não adiantará nada!

Se voce recebeu o e-mail, The End para sua carreira!

Nenhum comentário: