Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A COAF/RJ esta um passo a frente das demais

Quem acompanhe este Blog, pode notar as criticas direcionada ao ex-árbitro Jorge Rabello, presidente da Coaf/RJ e do sindicato dos árbitros do Estado do Rio de Janeiro em posts anteriores, na ocasião tinha a informação que terceiros estariam tentando dar um golpe e tramando a substituição do atual presidente Sérgio Corrêa da CA/CBF por Rabello. Se Rabello compactuava ou tinha conhecimento dos fatos, desconheço, porém, acrescento que a trama foi pesada, com mentiras, ilações, dossiês falsos e até a divulgação de caso de adultério com o único propósito de atingir a honra e assim afastar Corrêa do comando da arbitragem brasileira.

Neste post, vou falar exclusivamente da parte técnica-diretiva desenvolvida por Rabello, como o critiquei na hora em que achei que era necessário, agora acho que é hora de reconhecer o grande trabalho que esta fazendo em prol da arbitragem do seu estado. Rabello é uma pessoa polêmica, colecionou inimigos ao longo dos anos, tomou decisões que depois se mostraram totalmente equivocadas, e carrega consigo o peso desta decisão até os dias de hoje, porém, lambeu as feridas, teve a grandeza de renascer e ninguém, por mais que conteste sua pessoa, ou o seu caráter, pode deixar de reconhecer o grande trabalho que está desenvolvendo no conjunto Sindicato-Coaf/RJ.

Em que pesem as denuncias contra os métodos usados e contra o passado de seu presidente, a Coaf/RJ foi inovadora nas principais mudanças da arbitragem nos últimos tempos, foi assim com o árbitro atrás do gol, agora em experiência no mundo todo com a chancela da Fifa, foi assim com a concentração dos árbitros nas finais do campeonato carioca, logo seguido pelos paulistas e muitos outros, e esta sendo assim com o moderníssimo Centro de Excelência e Treinamento de Árbitros (CETA) que será instalado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O trabalho esta sendo bem feito, sem alarde e sem medo de errar, os resultados estão aparecendo com a excelente safra de árbitros despontando no cenário nacional, entre eles destaco: Marcelo Henrique, Gutemberg Fonseca, Péricles Bassols, Rodrigo Nunes de Sá e Felipe Gomes, todos eles do quadro CBF-1.

A Coaf/RJ de Rabello, esta um passo a frente das demais comissões estaduais na preparação dos árbitros, na transparência e nas informações sempre disponível e ao alcance de todos. Em tempo onde tudo que seja referente à arbitragem é escondido, no site do sindicato carioca e da Ferj as informações estão sempre acessível, com orientação aos árbitros e disponível aos demais interessados.

O contrario, com raríssimas exceções é adotado pelas comissões estaduais e principalmente pela comissão nacional de arbitragem que esta muda e emudeceu os seus comandados por determinação do presidente Ricardo Teixeira. Seu presidente e seus instrutores são inacessíveis quando comparecem nas atividades programadas pela entidade, os testes dos árbitros a nível nacional é uma incógnita, com o firme propósito de afastar os holofotes da imprensa é realizado sem alardes e quase que sempre só é destaque depois de ocorrido. Felizmente, por mais que escondam, as informações mesmas que tardia chegam a todos, principalmente quando alguma vedete da arbitragem passa por dificuldades como passou a assistente Ana Paula e mais recentemente o bom árbitro gaúcho Leonardo Gaciba.

A federação paulista também adota este critério, com exceção dos testes físicos e cofes que sempre são divulgados no site da entidade, no inicio deste ano retardou o quanto pode a relação do ranking dos seus árbitros causando inquietação e polêmica na arbitragem paulista, quando o fez, divulgou de forma maquiada escondendo a real posição de cada um no ranking o que praticamente inviabilizou o método usado, tanto é que já divulgou uma nova classificação para 2011.

A Coaf/RJ esta de parabéns e tem que ser enaltecida pela coragem e transparência, mostra assim que pode ser diferente a maneira como as informações são repassadas. Em tempos modernos, onde guerras são ganha com informações, não se pode guardá-las nas pranchetas de um instrutores qualquer que se julga o único conhecedor das regras, a “BOARD” no Brasil. Conseqüentemente esta atitude mascara as verdadeiras e reais condições dos apitadores brasileiros.

Abaixo as ultimas informações postada no site da Ferj aos árbitros e o método de índice corporal de gordura que passará a compor a classificação dos árbitros a partir de 2011. Este Blog procurou informações com a CA/CBF sobre o índice, a nós foi indicado que o instrutor Dionísio Domingos repassaria as informações, o nosso e-mail enviado foi ignorado e provavelmente a informação que repassamos agora deva estar nas pranchetas do instrutor em lugar ignorado.

TESTE FÍSICO DE FINAL DE ANO, ATENÇÃO ÁRBITROS E ASSISTENTES.

Atenção senhores árbitros, árbitras, árbitros assistentes e árbitras assistentes: Nos meses outubro e novembro, estaremos sempre ao final de cada mês, reproduzindo este aviso, para que os senhores fiquem atentos para a importância dos testes físicos a serem realizados nos meses de novembro e dezembro de 2010.

LEMBRETES:

1 - A aprovação dar-se-á, para aqueles que atingirem 20 tiros de 150 metros;

2 - Aqueles que forem reprovados, mas atingirem 17 tiros terão uma nova oportunidade em 2011, ficando afastados das atividades até a data do novo teste;

3 - Os demais reprovados, só retornarão as suas atividades, no mês de junho de 2011, se aprovados;

4 - As datas estão sendo divulgadas com bastante antecedência, portanto, fiquem atentos ao limite máximo para troca do dia do teste e bateria, caso ocorram problemas que justifiquem a troca;

5 - A aprovação para o Módulo Verde A, será de 20 tiros, lembrando que os reprovados, ficam automaticamente afastados da pré-temporada e não serão indicados na relação da RENAF 2011, sendo, concedida uma nova oportunidade em 2011.

6 - As árbitras e árbitras assistentes que desejarem participar das competições masculinas, bem como, da relação nacional, terão, que obrigatoriamente atingir os índices masculinos.

7- Todos deverão obrigatoriamente respeitar suas baterias, portanto, fiquem atentos aos horários. A COAF-RJ não aceitara troca após a data limite estabelecida.

8 - A COAF-RJ estabelece como limite máximo para árbitros e árbitros assistentes efetuarem alteração nas datas dos testes e baterias dos respectivos módulos, dia 19 de novembro de 2010, portanto, a partir desta data não serão aceitas qualquer tipo de alteração.

9 - Todos deverão apresentar atestado médico no dia do teste, declarando estar apto à prática de atividades físicas. Aqueles que não apresentarem o atestado médico não farão o teste. Os árbitros e assistentes deverão chegar ao local (Estádio Célio de Barros) às 17:30 hs, pois o teste irá começar às 18 horas. O prazo máximo para chegada será 19 horas, aqueles que chegarem após este horário não poderão realizar o teste.

10 - Os árbitros e árbitros assistentes dos Módulos Verde “A” e Futuro deverão chegar ao Estádio Célio de Barros nos dias 30 de novembro e 02 de dezembro, às 17 horas para aferir o percentual de gordura (este procedimento será obrigatório e ocorrerá somente de 17h às 18h).

PARÂMETROS CBF 2010-2014

No intuito de ajudar aos árbitros e assistentes do estado do Rio de Janeiro a se adequarem aos novos parâmetros de avaliação física da CA/CBF, a COAFRJ estabelece os índices infracitados como padrão para os testes de dezembro de 2010 ao quadro RENAF e postulantes a RENAF. Cabe ressaltar que o protocolo dos testes continua o mesmo. Foi acrescentada apenas a verificação do índice de percentual de gordura ao protocolo original e a classificação dos aprovados em níveis: excelente, muito bom e bom. Não haverá sanções a classificação dos árbitros aprovados, no entanto expressamos o objetivo de que todos estejam nos níveis excelente e muito bom em todos os quesitos.

Árbitros:
   40m                    150m                     %G                           situação
 Até 5,8s                  24                 Menos de 10%               Excelente
5,81s à 6s            23 e 22              10,01 a 13,5%               Muito bom
6,01s a 6,2s         21 e 20              13,51 a                            Bom

Assistentes
   40m                    150m                     %G                           situação
Até 6s                     24                     Menos de 10%           Excelente
6,01 a 6,2s          23 e 22                  10,01 a 13,5%            Muito bom
6,21 a 6,4s          21 e 20                   13,51 a 17%                  Bom

Acima de 6,2s Menos de 20 Acima de 17% insuficiente Acima de 6,4s Menos de 20 Acima de 17% insuficiente

Obs. Torço e espero sinceramente que este trabalho continue a dar bons frutos, caso haja mudança de rota ou de atitude, estarei denunciando e criticando aquilo que achar pertinente, agrade ou não a quem quer que seja. Não tenho nenhum tipo de compromisso com A ou com B, e sim com meus leitores a quem procuro ser fiel ao comentar sobre os fatos no Blog.

Frase: "A oportunidade dança com aqueles que já estão no salão". (H. Jackson Brown)

Um comentário:

Unknown disse...

Irado o texto, continue assim. Abraço.