Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Polêmica entre CBF e CBFS e as mudanças no Futsal

Renata Leite e Sandro Brechane, novos membros da Comissão do Futsal, juntos, não ganham 10% do salário de Seneme

Em fevereiro deste ano, este Blog postou os rolos que as mudanças que estavam ocorrendo no FUTSAL, com a CBF tomando de volta à seleção, a arbitragem e a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) de forma desesperadora ameaçou de expulsão os árbitros que atuassem na Liga Nacional.

O processo de mudança teve início ainda no mandato de Rogério Caboclo, então presidente da CBF e, para entender melhor e explicar aos leitores desta página e amantes do futsal, fui atrás de mais detalhes onde recebi informações dos árbitros, dirigentes da liga e tentei contato com os da CBFS, mas não obtivo sucesso.

Como eu ja havia publicado a muito tempo, chamaram o ex-todo poderoso Sérgio Corrêa para organizar o processo de criação do quadro de árbitros de Futsal. Na época apurei que Renata Leite, de São Paulo e Sandro Brechane, do Rio Grande do Sul seriam os escolhidos para comandar a comissão do futsal e hoje a Liga segue com arbitragem escaladas por Renata e Sandro, ambos indicados por Lavoisier Freire, que segue no comanda do futsal, por Sérgio Corrêa e confirmados por Wilson Seneme.

Um ano se foi desde a confusão instalada no Futsal e as competições da Liga Nacional segue com os árbitros, com excessão dos paranaenses que não atuam pela CBF, sendo designados pelas duas entidades, mas pelo que este Blog pode apurar, até dias atrás, Renata e Sandro ainda estavam trabalhando de forma informal na comissão de arbitragem, mas pelo que tenho visto, o atual presidente da CBF não está dando muita bola para o apito, tanto que a tão propalada comissão prometida pelo Seneme só saiu do papel cerca de quinze dias atras, três meses após sua posse e enquanto isto, os dez demitidos da antiga comissão ainda não receberam seus direitos trabalhistas. Mas esse assunto será abordado em outro post.

No Futsal, a pergunta que todos tem feito: quantos árbitros fazem parte da CBF? Em que local se pode achar tais informações? Quem são? São de quais federações? Foram realmente excluídos da CBFS?.... Perguntas sem respostas pelo total desprezo que a atual gestão da CBF tem com a arbitragem.

Taxas

Desde 2015 a taxa de um árbitro da Liga Nacional é de 412 reais. Segundo informações, devido a mudança não deu para mudar os valores, mas na próxima temporada deve ter substancial aumento. Eu não acredito nesse papo e se não aumentaram o valor dessa taxa vergonhosa, foi porque não quiseram e não se pode cobrar muito de profissionais tão mal renumerados.

Obs. Vale ressaltar que a Liga Nacional de Futsal não é uma competição da CBF. A entidade só disponibiliza os árbitros que recebem as taxas da Liga. Mesmo assim, a taxa ainda é vergonhosa.

Renata Leite e Sandro Brechane - Crédito: arquivo Pessoal

O Blog apurou que diferentemente do futebol, onde todos os membros da comissão moram no Rio de Janeiro, subsidiados pela CBF, os membros da comissão de arbitragem do futsal trabalharão em Home Office, diretamente de suas residências.

O Blog apurou ainda, de forma extraoficial, que juntando os dois salários dos membros do futsal, não chega a 10% do que ganha Wilson Seneme e para ser mais exato, 6% no total. Por um lado a CBF propaga que investe na arbitragem e por outro paga salário risonho para uma comissão nacional como forma de 'economizar tostões enquanto gasta milhões' com dirigentes de federações em forma de 'mensalinhos'.

O que eles disseram

O Blog entrou em contato com os dois encarregados pela arbitragem do futsal. Renata Leite a ex-árbitro FIFA disse que passou a desenvolver um trabalho na CBF no final do ano passado juntamente com Sandro Brechane, Sérgio Corrêa e Manoel Serapião onde fizeram tradução do livro de regras e demais documentos necessários e desenharam o projeto que era sonhado e esperado pelo futsal para que se possa atingir os objetivos conquistados pela arbitragem do futebol.

“Tivemos alguns percalços pelo caminho como a troca de presidente da CBF, a saída do Gaciba, mas seguimos trabalhando. Hoje temos um quadro de 140 árbitros trabalhando na Liga Nacional masculina e feminina. Fazemos devolutivas para os árbitros toda quarta-feira, temos acompanhado jogos, feito devolutivas individuais, damos orientações e palestras buscando sempre a evolução dos nossos árbitros” - disse Renata Leite que acrescentou:

“Precisamos renovar o futsal de uma forma geral, principalmente nas condutas e pensamentos. Os clubes estão mal acostumados, são vetos e reclamações sem conhecimento de regra. Querem trocar a escala de árbitros, herança do passado e da conduta equivocada dos antigos dirigentes que não treinavam os árbitros e só faziam o que os clubes queriam. Os árbitros viviam e vivem na antiga entidade sem respaldo e desprotegidos”.

Já Sandro Brechane disse que: 

"Em primeiro lugar somos dois ex-árbitros. Saímos de dentro da quadra e nos preparamos pra um dia sermos instrutores. Tenho em 32 anos de arbitragem, 3 cursos de instrutor pela FIFA e um pela Comebol. Recebemos o convite da CBF no intuito de renovar e capacitar a arbitragem de futsal do Brasil seguindo as normas e as diretrizes da FIFA. Assumimos em dezembro essa missão e passamos muito trabalho devido à pressão que muitos árbitros sofreram e sofrem para não aceitar nosso convite pra trabalhar no projeto CBF, mas seguimos com os que acreditaram no projeto com confiança que a médio prazo estaremos com um padrão melhor de arbitragem em cima de critérios, posicionamento e domínio das regras".

 O dirigente ainda falou do que ja esta sendo feito.

"Estamos fazendo devolutivas com vídeos de acertos e erros para tentarmos diminuir os equívocos e fortalecer os acertos, conversas individuais e assistindo as partidas dentro do possível in loco ou pela televisão. Enfim estamos muito felizes, sabemos da nossa responsabilidade perante a entidade CBF e tambem com a arbitragem brasileira' - encerrou Brechane.

Quando perguntados sobre a polêmica no salário, ambos não quiseram responder.

O Blog falou também com Fabio Costa, ex jogador e atual dirigente do futsal gaúcho. Fábio disse que as mudanças estão sendo bem aceitas pelos árbitros e que Renata Leite e Sandro Brechane são ótimos profissionais que tem tudo para realizar um trabalho espetacular frente a arbitragem do futsal. Disse ainda que a incorporação da modalidade pela CBF foi a melhor coisa que aconteceu com o futsal.

“A mudança é muito bem-vinda. A direção da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol Salão) era uma vergonha, não se preocupavam com os clubes, atletas e árbitros. Era só para os dirigentes ganharem dinheiro” – disse Fábio.

Fábio Costa - Crédito: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário: