Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Neymar cobra pênalti a la Dick Vigarista e é punido pela arbitragem

Craque santista tentou ludibriar juiz e goleiro Harley, do Goiás. Fingiu que ia ajeitar a bola e chutou para o gol. Acabou levando o amarelo

O atacante Neymar do Santos não é tão mais garoto assim como a maioria aponta para justificar seus erros. Ele tentou aprontar mais uma das suas e inventar mais uma moda durante confronto da sua equipe contra o Goiás, neste domingo no estádio Serra Dourada em Goiás. Em uma cena pitoresca espelhada no vilão da história em quadrinhos Dick Vigarista, tentou aplicar um golpe no goleiro Harley e no árbitro Marcelo Henrique no lance do primeiro dos seus três gols marcados na goleada aplicada por sua equipe por 4 a 1 sobre o Esmeraldino.

Após o árbitro Marcelo de Lima Henrique autorizar a cobrança, o garoto projeto de Dick Vigarista foi andando em direção à bola, dando a impressão de que daria uma última ajeitada. Em vez disso, sem que o goleiro esperasse, chutou a bola fazendo o gol. O lance foi invalidado corretamente pelo árbitro por atitude anti-desportiva, na sequência ele com cara de poucos amigos acabou levando o cartão amarelo.

Cobranças de pênalti diferentes são especialidade do craque santista. No primeiro semestre deste ano, abusava das paradonas, em que brecava totalmente a corrida no instante que antecede o chute. Os goleiros invariavelmente se estatelavam no chão, esperando a bola que ainda estava parada lá na marca do pênalti, o goleiro Rogério Ceni do São Paulo foi uma de suas vitimas. Quando a FIFA normatizou a parada, Neymar passou a dar a cavadinha, até que quebrou a cara no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, quando o goleiro do Vitória, Viáfara, não caiu na sua. Ficou parado e pegou a bola no meio do gol.

Desta vez mudou o estilo, veio o lance inusitado contra o Goiás, que foi corretamente invalidado e punido pelo ótimo arbitro carioca Marcelo Henrique. As polêmicas do jovem atacante continuam subindo de patamar assustadoramente. -"Estamos criando um monstro" - disse o técnico Rene Simões no inicio do ano. Desde então ele criou outras varias confusões, ficando inclusive afastado do selecionado brasileiro.

Veja a cobrança a la Dick Vigarista no Vídeo da UOL abaixo:



O seu Staff tenta de todas as maneiras corrigir sua postura dentro e fora de campo, porém, o ego do goleador é bem maior que tudo e por mais que se tente, a cafajestice e o mau-caratismo parece estar impregnada no seu DNA.

Enquanto as belas jogadas e os gols estiverem saindo magistralmente de seus pés, as polemicas serão apagadas com facilidade, porém elas criarão inimigos ocultos que estarão sempre a postos para cobrarem aquilo que lhe foi tirado ou imposto pela sua personalidade que lhe da a impressão de que tudo pode e que desrespeitar a tudo e a todos são coisas normais e sem consequência futuras. seria o monstro maior do que todos pensam?

Frase: "Valores não são itens de moda que são casualmente comercializados". (Ellen Goodman)

4 comentários:

Carlin1005 disse...

Concordando ou não com esse tipo de malandragem não há como negar que foi um lance de inteligência. Não havia nenhum motivo para anular o lance: o juiz havia sim, apitado e não houve paradinha.

O lance deveria ter sido validado, sem dúvidas.

Vale ressaltar que não concordo com as várias palhaçadas que o Neymar já aprontou na carreira, mas nesse lance foi genial.

Unknown disse...

Lance muito bem anulado pelo árbitro carioca, típico de conduta antidesportiva, cade a ética e respeito com o adversário, se a BOARD tiver que colocar na regra todas as malandragens, todo dia vai ter que redigir uma nova. Parabéns a esse corajoso árbitro.

Unknown disse...

Gostei da decisão do árbitro, conduta antidesportiva, muito bom.

Pedro Iacovini disse...

concordo em genero, numero e grau com o ultimo comentário acima. é muito moralismo dizer que o penalti foi corretamente invalidado: o arbitro havia autorizado. se o goleiro não confiou no lance, foi falha do goleiro. e irresponsabilidade do juiz anular o gol. o juiz foi arrogante, pois não assumiu que o neymar subverteu a regra sem desrespeitá-la.

conduta anti-desportiva é um critério com limites. a paradona do neymar pode ser considerada uma conduta antidesportiva, tanto é que foi desautorizada pela fifa. já isso é um artificio de inteligência. é agir dentro da regra mas com a malandragem. punir isso é igual punir um drible. a bola estava em jogo. se o ney quisesse correr pra bola com os olhos fechados, rindo, o problema é dele. e do juiz. o arbitro nao foi homem de assumir o que aconteceu e se submeteu à própria descrença.

esse moralismo acentuador das regras é muito complicado. vale ressaltar que é muito frustrante um ato de inteligência ser coibido pelo poder administrativo.

o penalti mais famoso da historia é o de cruyff:

http://www.youtube.com/watch?v=MJHN1mN5SCg

isso foi um ato genial. e o juiz foi humilde e consciente da regra que defende ao permitir a progressão do mesmo.

abraço