Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2011

Saiba quem são os árbitros e os assistentes aspirantes FIFA 2011

Hoje começou pipocar na imprensa as informações sobre os aspirantes Fifa 2011, fui checar as informações e para minha alegria, as duas apostas que fiz ainda em 2010 estão confirmadas, Márcio Chagas da Silva e Wagner Reway estão na lista. Também pude apurar os nomes da nova categoria criada pela CBF, os assistentes aspirantes Fifa.

O Presidente da CBF, Ricardo Terra Teixeira criou o plano de carreira da arbitragem ao expedir RDP 02/10. Hoje os árbitros e assistentes estão divididos em 5 categorias que segue os moldes determinado pelo regulamento da FIFA. As categorias são:

1 - QUADRO DA FIFA: É formado pelos árbitros e assistentes indicados pela CBF à entidade máxima.

2 - QUADRO ESPECIAL: É formado pelos que deixam o quadro internacional antes da idade. Nesta situação temos o Alicio Pena Junior, Djalma José Beltrami, Péricles Bassols Pegado Cortez e agora o assistente Hilton Moutinho Rodrigues. Esses árbitros perderam o escudo da Fifa, mas não perderam a qualidade e as taxas que continuam iguais.

3 - QUADRO ASPIRANTE FIFA: Foi a grande novidade da Conaf, em 2008, apenas para os árbitros. Agora, em 2011, os assistentes foram lembrados, numa medida acertada da CBF, já tinha passado da hora de criar os assistentes de elite, esses injustiçados que por vezes tem que ouvir a frase infeliz do ex-árbitro Arnaldo Cézar Coelho "se bandeirinha fosse bom, seria árbitro".

4 - QUADRO CBF-1:  É composto por 30 árbitros e 80 assistentes.

5 - QUADRO CBF-2: É composto pelos demais.

As regras foram divulgadas no site da CBF desde o primeiro sorteio da Copa do Brasil.

QUADRO ÁRBITROS ASPIRANTE FIFA 2011

No quadro de Aspirantes FIFA árbitros para 2011, foram mantidos os 7 anteriores e dentre os melhores classificados no ranking 2008 a 2010, os promovidos foram:

MARCIO CHAGAS DA SILVA/RS, gaúcho que ganhou espaço na mídia com o fim da carreira prematura de Leonardo Gaciba da Silva, cujo sucesso na rádio gaúcha poderá levá-lo a Rede Globo de Televisão.


WAGNER REWAY/MT, jovem árbitro que vem fazendo bons jogos na Série A e B, desde 2008.


PABLO DOS SANTOS ALVES/ES, que deixou o Rio de Janeiro e voltou as suas origens, haja visto ter morado lá na infância. Atua na primeira divisão desde 2007.

Deixaram o quadro: Arilson Bispo da Anunciação/BA, por ter ultrapassado a idade limite para entrar no quadro da Fifa. Gutemberg de Paula Fonseca/RJ e Sandro Meira Ricci/DF, esses dois últimos por terem sidos peomovidos ao quadro da Fifa.

QUADRO ASSISTENTE ASPIRANTE FIFA 2011

Entre os assistentes, os que foram realizar o aprimoramento para árbitros internacionais, em Santa Catarina foram escolhidos. São eles:

BRUNO BOSCHILLIA/PR (primo do antigo árbitro Dulcidio W Boschillia)

CLERISTON CLAY BARRETOS RIOS/SE

FABIANO DA SILVA RAMIRES/ES

FÁBIO PEREIRA/TO

FABRICIO VILARINHO DA SILVA/GO

GUILHERME DIAS CAMILO/MG

KLEBER LUCIO GIL/SC


MARRUBSON FREITAS/DF

THIAGO BRIGIDO/CE

VICENTE ROMANO NETO/SP

QUADRO FEMININO


No plano de carreira proposto pela Conaf e aprovado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o quadro feminino não foi esquecido, tanto é que foram criados os mesmos quadros.

1 - Quadro de árbitras Fifa: Quatro vagas para o Brasil, sendo que não houve mudanças e continuam as mesmas do ano passado. São as seguintes árbitras: Ana Karina Marques/PE, Evenily Pereira de Almeida da Silva/CE, Francielli da Costa Bento/MG e Simone Xavier da Silva/RJ .

O quadro de assistentes Fifa também são quatro vagas, também não houve mudanças e continuam as do ano passado: Márcia Bezerra Lopes Caetano-RO, Katiuscia Mayer Berger Mendonça-ES, Cleidy Mary Nunes Ribeiro/SC e Maria Eliza Correia Barbosa/SP.



2 - Quadro de árbitras aspirantes Fifa: Criado este ano, abre 4 vagas para as seguintes árbitras:

Regildênia Holanda de Moura/SP

Daniella Coutinho Pinto/BA

Asteliene Soares Milles/MA

Thayslane de Melo Costa/SE

Quadro de assistentes aspirantes Fifa: Quadro de assistentes aspirante Fifa - Criado também este ano, abre 4 vagas para as seguintes assistentes:

Lilian da Silva Fernandes Bruno/RJ

Janete Mara Arcanjo/MG

Tatiana Jacques de Freitas/RS

Nadine Scharam Bastos/SC

Agora fica um alerta, as árbitras internacionais que não conseguem o índice masculino deverão intensificar os treinamentos, pois entre as Aspirantes, muitas já estarão buscando o escudo FIFA para 2012 e entre elas, algumas com índice masculino no currículo.

Quero parabenizar a Conaf, ela conseguiu descentralizar a arbitragem Brasileira. Podemos contestar vários erros, mas não podemos tirar os méritos de levar a arbitragem para todos os recantos do Brasil. Quero parabenizar principalmente a forma como trata a arbitragem feminina, a exigência do índice masculino para que elas trabalhem no futebol masculino é primordial para o bem da arbitragem feminina e de cada uma delas mesmo. Assim, as que se qualificarem serão por méritos próprios e não por um belo par de coxas ou olhos azuis como vemos hoje em dia em vários estados do país, onde apenas as mais bonitas e cheias de atributos divinos ou adquiridos em academias são usadas como totem ou garotas propaganda para chamar o público e a mídia para cobrir campeonatos medíocres e altamente deficitários.

Felizmente, essa cultura esta mudando aos poucos, recentemente, Leandro Serpa da Ceaf cearense disse em uma entrevista que lá, as mulheres que quiserem trabalhar no masculino, terão que fazer o índice. Em Santa Catarina, Luis Kallenberger também disse em entrevista que seria ideal que somente trabalhassem no masculino as que alcançassem o índice.

Não sou contra a arbitragem feminina, pelo contrario, por conhecer os bastidores sei que as que conquistam as vagas por méritos, não ficam devendo favores e não são alvos de disse me disse. Serão sempre respeitadas como profissionais, mesmo que a arbitragem oficialmente não seja e não como as protegidas das comissões no melhor estilo lobo mau!

Obs. Caso a foto esteja errada ou queiram trocar, favor enviar para o apitonacional@apitonacional.com.br

Frase: "A coragem é a mais alta das qualidades humanas, pois é a qualidade que garante as outras". (Anônimo)

16 comentários:

Anônimo disse...

e os os outros quadros, quando serao divulgados?

Blog do Marçal disse...

Prezado (a),

Estamos averiguando as informações e assim que elas estiverem disponiveis, postaremos aqui.

Abs,

Marçal

Anônimo disse...

Faltou a Cleidy Nunes Ribeiro - SC que tambem e da Fifa que esta em Algarve realizando mais um curso Fifa

Blog do Marçal disse...

Prezado (a),

Não falta mais, a lista que recebi da minha fonte não constava o nome dela. Chequei as informações e já corrigi o texto.

Abs,

Marçal

Anônimo disse...

Parabéns a CONAF pelas escolhas.

Anônimo disse...

Agora quero ver o blog acertar. Dentre os CBF-1 quem é candidato a aspirante fifa 2012?

Blog do Marçal disse...

Prezado (a),

A temporada 2011 nem começou ainda, então como acertar os de 2012? Eu teria que ser vidente.

As informações são feitas em cima do trabalho desenvolvido pelo árbitro durante o ano.

Quem imaginaria que hoje um dos melhores árbitros do Brasil, se não o melhor, Leonardo Gaciba encerraria a carreira tão prematuramente! Arbitragem é o momento, então no momento certo daremos as informações, não previsão como você deseja.

Um forte abraço.

Marçal

ASTELIENE MILLES-MA disse...

Boa tarde so queria pedir a correção do meu nome que é Asteliene Soares Milles-MA e parabenizar pelo reconhecimento da arbitragem feminina.

ASTELIENE MILLES-MA disse...

Boa tarde so queria pedir a correção do meu nome que é Asteliene Soares Milles-MA e parabenizar pelo reconhecimento da arbitragem feminina.

Blog do Marçal disse...

Ok senhorita (a) Asteliene Soares Milles. Esteremos em breve corrigindo a informação. Caso queira envie uma foto para o e-mail: apitonacional@apitonacional.com.br para ser publicada no post.

Abs,

Marçal

Anônimo disse...

Daria para divulgar este arquivo de treinamento fisico no site.

http://www.safdf.com.br/arquivos/progr_trein_fisico_2010.pdf

Anônimo disse...

Caro blogueiro,
Conheci o blog, faz pouco, acho pertinente no assunto arbitragem, gostaria de saber quais os aspirantes de 2010, que não fazem mais parte desta categoria, penso que essa renovação vai dar ``dor de cabeça`` a CONAF, pois, estão mais ligados na parte fisica a parte emocional dos arbitros com pouca experiencia.
Até... Fiel

Blog do Marçal disse...

Prezado (a)

Deixaram o quadro de aspirante Fifa: Arilson Bispo da Anunciação por não ter mais idade para entrar no quadro da Fifa. Sandro Meira Ricci e Gutemberg de Paula Fonseca, ambos promovidos ao quadro da Fifa.

Anônimo disse...

Vê nas escalas: http://www.coafrj.com.br/escalas.asp
O Assistente FIFA do Rio pode ter todo o mérito pelo escudo recebido em 2011, mas o currículo dele é fraquinho, acho eu que para ser um FIFA deveria ter muuuuuito mais rodagem. Em 2007 só fazia terceira divisão estadual, em 2008 passou a fazer jogos pequenos de 1ª Div e foi promovido à CBF. Só 3 anos atuando na divisão principal do estado??? Nenhum jogo de expressão a nível nacional??? Vc acha que isso é currículo para ser indicado à FIFA?????

Blog do Marçal disse...

Prezado (a)

Infelizmente o escudo da Fifa nem sempre é distribuído por merecimento ou por currículo. Vale lembrar que um dos maiores árbitro da historia no Brasil, o paulista Dulcídio Wanderley Boschilla nunca chegou ao quadro da Fifa. Infelizmente não tive o prazer de conhece-lo ou ver ele apitar, mas segundo os que viram e o que esta escrito na história, apitava muito o alemão!

Rodrigo Jóia é um árbitro novo e a Conaf deposita muita esperança nele, pode não ter um grande currículo, mas não decepcionou até agora e esta dentro do esperado, pode e deverá evoluir. Eu apóio a renovação, sempre! prefiro um arbitro novo que erre e possa corrigir os erros do que um em fim de carreira que não aceite criticas e se ache melhor do que todos.

Um forte abraço.

Anônimo disse...

PARABENS A TATIANA DE FREITAS, POR SUA POSTURA NA ARBITRAGEM.
FOI POR SUA COMPETENCIA E LUTA, QUE HOJE PASSOU A SER ASSISTENTE FIFA.
SONHO CONQUISTADO SÓ POR QUEM É MERECEDORA .
AS NOSSAS ATITUDES , NOS DÃO AS RESPOSTAS. BOA SORTE.......