Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Entrevista com o Presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo

Na ultima quinta feira estive na sede do Safesp-Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, fui acompanhar a reunião de diretoria da Anaf. Aprovei a oportunidade e conversei com Arthur Alves Junior, o Presidente do Safesp.

Quero pedir desculpas antecipadas para quem ouvir a sonora da entrevista, em primeiro lugar como já disse varias vezes, eu não sou jornalista de formação e, mesmo para um jornalista é difícil uma entrevista onde vário assuntos não programados são abordados, imagine para uma pessoa leiga e sem experiência no assunto. Mesmo assim, tive a idéia de ouvir o Arthur para passar para os associados da Safesp e demais interessados um pouco do que ele pensa e do trabalho que ele vem desenvolvendo como presidente do Safesp.

Local da entrevista

Devido à reforma no piso superior, a entrevista de cerca de 20 minutos foi realizada na sala da Coafesp-Cooperativa de Trabalho dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo da qual Arthur é o tesoureiro.

Arthur assumiu a presidência no dia 8 de Abril deste ano e mesmo sem ter um adversário na votação, usou e abusou do markenting politico na sua campanha sinalizando uma administração de grandes visualizações. Diz que esta se sentindo muito bem no cargo e tentando reverter os benefícios para o associado, que na sua visão é a função de um Sindicato.

Chancela para fiscalizar empresas de arbitragem

Segundo o presidente, o Sindicato obteve a chancela e passara a partir de agora a fiscalizar as empresas que trabalham com arbitragem de futebol no Estado de São Paulo. O Safesp estará fazendo esta fiscalização no estado para trazer um equilíbrio entre as empresas, melhores condições de trabalho para os árbitros dessas empresas e uma padronização nos serviços prestados. Só assim o árbitro amador será respeitado com uma maior valorização para aquele que o empregue e para aquele que o contrate.

Arthur não reclama por estar sobrecarregado e o tempo todo envolvido em alguma atividade por causa das funções acumuladas, mas reclama de não sobrar tempo para a família que esta sentindo a sua falta, mesmo assim entende que se propôs a esses cargos, que não caiu de para quedas e por isso tem que se doar e fazer o seu melhor para o associado que é a sua prioridade.

Quando indagado se o fato de fazer parte da Comissão de árbitros da Federação Paulista de Futebol não inibiria os árbitros de fazerem reivindicações, respondeu que pode sim, mas que o árbitro tem que confiar nele, que as reivindicações serão levadas a quem de direito sem que o árbitro que fez a reivindicação seja prejudicado.

Advogado para todos

Foi anunciado durante a entrevista que o advogado do Sindicato (Giulliano Bozzano) defendera o associado na esfera esportiva, cível e criminal, sendo que na esfera esportiva o mesmo não terá nenhum custo, nas demais esferas quando for vencedor, o associado arcara com as despesas do sindicato e em caso de derrota, este não terá nenhum custo que será divido entre o Sindicato e a Cooperativa.

Roberto Garbini Filho

Durante a entrevista, por um breve momento fomos interrompidos pela visita de Roberto Garbini Filho (foto ao lado), ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol que por força das circunstancias naquela época, deixou a arbitragem em 2001. Garbini foi um bom árbitro, uma pessoa de caráter exemplar e grande amigo de todos. Fiquei muito feliz em revelo tão bem e por ter superado a aposentadoria forçada e tão dolorida na época.

Preparativos para ser presidente

Eu já tinha ouvido algumas pessoas do meio dizer que o Arthur sempre se preparou para um dia ocupar esse cargo e não poderia deixar de fazer essa pergunta, como não podia ser diferente ele confirmou e explicou que sempre procurou observar as lideranças para que quando chegasse no comando, o que sempre foi o seu propósito, que ele pudesse fazer igual e até melhor do que os demais sem que isso fosse uma critica a alguém.

Falou sobre a cooperação entre Sindicato e Cooperativa, do ex-presidente Sérgio Corrêa, da ausência de Joel Teixeira Caíres na sua diretoria mostrando que renovação é sempre necessária em todas as atividades.

Quero agradecer ao Arthur pela entrevista, pela forma acolhedora que sempre me recebeu no Sindicato e dizer que apesar de pequenas divergências, sei o quanto é trabalhador e competente. O Sindicato esta entregue em boas mãos e com certeza fará uma grande administração. É o que eu e todos os demais que vivem e que vivenciaram bons momentos proporcionados por essa entidade.

Acompanhe abaixo o áudio da entrevista



Frase: “Quando faço o bem, sinto-me bem, e quando faço o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião”. (Abraham Lincoln)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista. Parabéns ao Marcelo Marçal e ao Arthu Alves Jr. Gostei muito da administração do Sergio Correia que nos deixou para um cargo maior. É assim que se constrói uma entidade, com respeito e trabalho e não com bla-bla-bla, muito comum em pessoas más e intriguentas, rabugentas e vingativas. Estas acabam recebendo o que merecem. Dizem que tem apenas dois assim. Um sempre do contra e um conhecido como vingativo no meio.