Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Amilton Alexandre (foto), conhecido como Mosquito, o blogueiro mais polêmico de Santa Catarina, foi encontrado morto em sua casa na quarta-feira (13/12). Segundo a versão da polícia e de alguns amigos, os indícios apontam para suicídio. Ele estava em depressão, respondia a dezenas de processos na Justiça por causa de suas denúncias e enfrentava sérios problemas financeiros.

O blog Tijoladas do Mosquito era um fenômeno de audiência. Para se ter ideia, chegou a ter 70 mil acessos num só dia. Os poderosos do Estado, acostumados com um jornalismo medroso, jornalismo puxa-saco, falsamente equilibrado e independente, viram-se na mira de alguém que, acima de tudo, dizia tudo o que tinha para dizer sem medo e sem nenhuma censura.

Exasperado com a maldade e a corrupção, cometeu erros, “passou dos limites”, como ele mesmo reconheceu em seu último post. Seus métodos jornalísticos e seu estilo são passíveis de muitas críticas, mas ninguém pode acusá-lo de covarde. Mosquito era um homem corajoso e levou às últimas consequências a sua missão de denunciar aquilo que considerava errado. Ele não se escondia. Esteve sempre na linha de frente.

Durante a ditadura, como líder estudantil, foi um dos protagonistas da Novembrada, revolta popular ocorrida em Florianópolis, em 1979, contra a visita do então presidente João Batista Figueiredo. Mosquito foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional e preso.

QUARTO DO PODER

Curioso ele ter morrido exatamente 43 anos depois da entrada em vigor do AI-5, o ato institucional que, entre outras coisas, acabou com o que ainda restava de liberdade de expressão no Brasil. Curioso porque a luta por uma sociedade verdadeiramente democrática foi sua maior bandeira. E, contrariando as estatísticas, ele não mudou de lado, não se acomodou em cargos públicos, não se vendeu.

Como se sabe, mas sempre se esquece, não existe democracia sem pluralidade de ideias. E não existe pluralidade de ideias quando se tem um monopólio da comunicação. Em Santa Catarina, a luta de Mosquito era urgente e necessária. A Rede Brasil Sul (RBS), afiliada da Rede Globo, possui 20 emissoras de tevê, 24 emissoras de rádio, oito jornais, além de mais de uma dezena de produtos de plataforma digital.

Diante disso, o jornalismo catarinense não é um quarto poder, mas um quarto do poder. A cumplicidade entre imprensa e poder político, entre poder econômico e imprensa é tão intensa, tão explícita, que chega a parecer normal. Mas Mosquito não achava normal a hipocrisia, a falta de escrúpulos, a corrupção, a impunidade e este monopólio criminoso.

AMEAÇAS E RETALIAÇÕES

Um dos grandes legados deixado pelo blogueiro foi ter escancarado a falência do jornalismo “sério” da grande mídia. A audiência de seu blog provinha, essencialmente, da quantidade de informação de interesse público que ele dava com exclusividade. Interesse público, compromisso social, é um negócio completamente fora de moda no jornalismo praticado pela grande mídia.

Ouvi alguns jornalistas, todos desta imprensa “séria”, lamentando a morte, mas dizendo: “o que ele fazia não era jornalismo”. Tudo bem, mas qual nome se dá ao trabalho realizado por esses jornalistas sérios e responsáveis?

No seu último post, escrito sete dias antes da sua morte, ele disse: “Não tenho mais como enfrentar as ameaças e retaliações. É sensato dar um tempo”. Ele estava acuado. Assumiu, sozinho, uma briga que deveria ser coletiva.

Com esta morte trágica, os corruptos de todas as espécies e de todos os poderes podem estar se sentindo mais aliviados, mas não esqueçam que ele, o Mosquito, – mesmo involuntariamente – assentou vários tijolinhos ao longo de sua militância e desses tijolinhos, quem sabe, um dia, se construa uma imprensa mais indignada, menos hipócrita e mais comprometida com os interesses da maioria da população.

Por Fernando Evangelista - Da TRIBUNA DA IMPRENSA

Obs. Ao reproduzir esta matéria, guardando as devidas proporções passei a analisar até quando agüentarei as retaliações, as ameaças e os processos. Como o Mosquito, às vezes exagero e compro brigas que não são minhas e quase sempre fico só. Como diz o texto, assumo sozinho aquilo que deveria ser do coletivo, mas como cobrar isso do árbitro de futebol se ele pertence a uma classe subserviente que dentro de campo é autoridade máxima enfrentando os valentões e fora tem medo até de barata!

Frase: “A ameaça do mais forte faz-me sempre passar para o lado do mais fraco”. (François Chateaubriand)

2 comentários:

Anônimo disse...

Feliz 2012 para o prezado Marcelo. Que vc consiga manter seu sucesso e que vença todos que por ventura tentem dissuadi-lo. É uma luta, mas o bem vence sempre! Se tiver paciência e colocar na balança os que lhe ajudaram ao longo de sua vida veja o resultado. Observe ainda o que vc era apenas em SP e o que vc representa hoje para o Brasil. Nada é fácil nesta vida terrena. Seja sempre correto como tem sido. Seja leal com os que lhe ajudaram que receberá o mesmo. Parece que o errado vence, mas isto, com o tempo, não se confirma. Acredite nisto! Olhe para os seus e veja o resultado de tudo que vc conseguiu e ainda conseguirá. Vida longa!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a mensagem postada abaixo. Continue com o seu excelente trabalho Marçal e tenha a certeza que pessoas do BEM estarão ao seu lado! Muita saúde pra você e vida longa ao seu Blog e ao Apito Nacional.