Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Bem ou o Mal? Você decide!

Como adiantei no post anterior, estive em Maceió de férias, curtindo a paisagem e conhecendo amigos do bem. Não tinha a intenção de escrever sobre a viagem a não ser relatar os momentos maravilhosos que lá passei e testemunhar a forma acolhedora que fui recebido por todos. Posso afirmar sem medo de errar ou cometer injustiças que tem pessoas que gozam da amizade de uns e da inimizade de outros, porém Hercules Martins não é bem quisto por praticamente 99% de quem o rodeia, e isso não é só na arbitragem, também é na imprensa e entre os dirigentes. Um por cento fica por conta dos puxa saco que o suporta procurando tirar algum proveito. No fim do post, vou explicar como isso é possível.

Pré-temporada

Durante esses quatro dias, pude aprofundar o conhecimento sobre a arbitragem Alagoana, claro que viajei de férias, mas meus amigos são todos da arbitragem e o assunto não poderia ser outro. Estive nos principais clubes daquele estado, na Federação de Futebol e no estádio Rei Pelé, tirando esse que é muito bonito e com uma grande estrutura, o resto é estrutura de futebol amador.

A arbitragem e sua pré-temporada dos árbitros não poderia ser diferente, estive por lá acompanhando meu amigo Paulo Lira, ficamos no Sincor onde foi à abertura até o Coffee Break e praticamente vimos tudo o que se tinha para ser visto, ou seja: O som dando pane a todo momento, árbitro chegando atrasado, árbitro de chinelo, árbitro atendendo celular a todo o momento e por incrível que pareça, até mesmo o celular do presidente da CEAF Hércules Martins tocava insistentemente atrapalhando os palestrantes, sem contar os dois filhos do presidente da CEAF com a ex-árbitra Fifa Ticiana Martins mexendo em todos os equipamentos, atrapalhando os profissionais da imprensa e dando um ar de desordem no recinto. Não adianta o presidente da CEAF dizer que eu deturpo os fatos, pois eles são gerados por você e em longa escala, esta registrado e a mim, basta apenas publicar.

Quero aqui registrar que esses problemas independem dos árbitros, assim como em todos os estados do país, eles têm as suas qualidades, aparentemente são pessoas do bem, com suas exceções como em todas as atividades, mas são mal dirigidos. Convivem com a falta de critérios, com apadrinhamentos e sob ameaças de punições arbitrarias como as ocorridas no inicio deste ano. Essa critica também cabe ao SINDAFAL, como já registramos em fotos, ele é irmão siamês da CEAF, porta com porta, o que se fala em uma sala, ecoa na outra. Pelo tempo de fundação, já deveria ter adquirido sua sede, na verdade é melhor se reunir na calçada de qualquer rua do que morar dentro da casa onde você terá em algum dia que reivindicar alguma melhoria para sua classe. O pior é que neste caso, o dirigente pensa pequeno, em vez de ficar bancando pré-temporada (Esta é uma obrigação da Federação), viagem e estadia de instrutores que não conhecem os problemas locais, deveriam aplicar esse dinheiro na aquisição de uma sede própria para se quiser... Ser independente, se é que isso é possível!

Em números, esta pré temporada custou aproximadamente Cr$ 12.600,00 reais, sendo que os árbitros arcaram com 6.100,00 reais e o Sindafal com os outros 6.500,00 reais. Estes números poderiam ter sido maior, mas o instrutor físico da CBF, Dionísio Roberto Domingos, após quatro anos seguidos participando, teve sua participação vetada nesta pré-temporada por pedido dos árbitros, segundo informações, Dionísio passou do ponto em 2010 e aliado a sua arrogância, deixou de ser unanimidade. A CEAF não teve custos, a ela só os frutos obtidos através de suor alheio.

Poderia me alongar e numerar vários fatores que na minha opinião contribuem para que árbitros do estado não tenham uma projeção a nível nacional. Não me venham falar de Francisco Carlos do Nascimento que se alcançar algum posto além do escudo de aspirante, os requisitos usados não serão os técnicos como prega Sérgio Corrêa, o chefão da CBF, o mesmo que rasgou o que escreveu pára claramente beneficiar Hércules Martins flagrado transportando árbitros em seu carro particular em partidas da serie B do Brasileiro. Por muito menos, ele puniu e acabou com algumas carreiras, provando que nem sempre os critérios são iguais. Sérgio Corrêa esta umbilicalmente ligado em Hércules Martins pro bem e pro mal, pois sempre que pode procura ajudar o mandatário alagoano. Só não sei ainda os motivos de tanta subserviência, vale frisar que Martins teria enviado um e-mail no mínimo mal educado, para não falar outra coisa quando das eleições da Anaf para Corrêa.

Bajuladores e ventríloquos

Até que ponto no precipício uma pessoa vai para alcançar seus objetivos? Julian Ferino esta provando que o precipício não existe e sim o que existe é o objetivo. Ele criou um Blog claramente para defender Hércules Martins e para isso vem recebendo informações privilegiadas. Entre essas informações, ele postou no dia 19 deste mês que Francisco Carlos do Nascimento será anunciado como FIFA no próximo dia 02 de janeiro de 2012. É ou não é uma informação privilegiada?

Fora essa informação, ele já debateu publicamente com o Blogueiro Paulo Lira defendendo seu chefe dos ataques deste. Tem usado o mesmo expediente de um fuxiqueiro do Rio de Janeiro que ataca pessoas sem mesmo conhecer seu carater e seu currícolo apenas para ficar bem com o chefe como ocorreu quando criticou os homenageados na festa de final de ano do Sindafal.

Obs. Não tenho nada de pessoal contra Julian Ferino, só acho incompatível que se proponha a fazer o papel de defensor estando ainda em atividade, é incompatível com a função que exerce que esteja atuando e postando informações privilegiadas além de se envolver em polemicas para defender seu chefe.

Explicando os 99%

No inicio do post disse que no final iria explicar porque 99% das pessoas com quem convivi não toleram Hércules Martins e é muito simples. Martins é daquelas pessoas volátil que muda conforme a situação, você nunca sabe se ele esta servindo a Deus ou ao diabo!

Quando da nossa chegada na pré-temporada (eu e o Paulo Lira), ele fez uso do microfone para registrar e agradecer a nossa presença achando que estaríamos ali para cobrir o evento. Como disse para ele e para todos os presentes que não estávamos ali para isso e notando a não presença nossa no resto da pré-temporada, ele fez o seguinte comentário no encerramento do evento. “O mal apareceu, esteve entre nos no primeiro dia. Mas como o bem sempre vence, ele não apareceu mais. O bem venceu!”.

Sobre essas palavras quero dizer que me serviu e visto a carapuça, ser chamado de mal por Hércules Martins para mim é um elogio. Para quem não tem conhecimento do que o “BEM” fez, é só lerem os posts mais antigo, verem os seus feitos e decidirem quem é o BEM e quem é o MAL da história.

Irei relembrar alguns aqui só para aguçar a curiosidade de alguns:

1 – No inicio deste ano, Chicão foi para o sorteio do CSA x CRB a pedidos do Jorge IV, ofício para CEAF/AL.

2 - Penalti do dia seguinte (Chicão) CRB x ASA no Rei Pelé, afastou Chicão.

3 - Punição do Gustavo ao Flávio, Charles e Chicão, somente o Chicão voltou, até hoje ninguém sabe os motivos.

4 - Silvio Acioli também foi outro afastado sem motivos aparentes.

5 - Prefeito de Palmeira dos Índios invadiu vestiário para agredir árbitro inexperiente.

6 - Arbitragem de fora nos jogos de rebaixamento do alagoano 2011, sem a intervenção da CBF, todos vieram apitando pelas mesmas taxas locais, acordos entre federações, que o Hércules como presidente, deveria ser o primeiro a ser contra, ir pelos árbitros, mas pelo contrário tornou-se o maior lobista da história em prol da sua cadeira na CEAF/AL.

7 - Finais arbitradas por árbitros da FIFA, mesmo tendo alguns árbitros local se saído muito bem, casos do George e Bancilon.

8 - Com sua arrogância, sentou no banco dos réus do TJD, fato inédito para um presidente de CEAF em Alagoas, quando escalou por retaliação uma árbitra assistente do quadro nos jogos amadores, onde a mesma já havia enviado um ofício pedindo dispensa porque não podia cumprir a escala.

9 - Realizou teste físico da CBF às 10h da manhã, possivelmente com a intenção de prejudicar seus supostos desafetos.

10 - Afastou uma assistente da CBF por 30 dias, por chegar atrasada em jogos amadores, quando a mesma não foi devidamente informada.

11 - Realizou testes físicos locais sem o cumprimento dos protocolos FIFA, retornando logo após a imprensa tomar conhecimento.

12 - Após o cumprimento do protocolo FIFA nos testes perdeu vários árbitros que não eram acostumados com tais exigências, inclusive alguns dos seus melhores "Amigos".

Poderia numerar outros fatos, mas vou parar por aqui, provavelmente ele dirá como sempre que eu deturpo os fatos e eu digo que é ao contrario, Hércules Martins é uma fonte geradora inesgotável de fatos negativos do tipo falem mal, mas falem de mim.

Ultimo post do ano: Como este é o ultimo post do ano, quero agradecer a todos que me acompanharam durante o tempo que estou no ar. Estou sobrevivendo aos trancos e barrancos, sem apoio, sem lenço e sem documento, mas estarei aqui até quando a justiça deixar e com a graça de Deus!

Desejo um FELIZ NATAL e um 2012 repleto de realizações para todos.

Mas logo eu volto. Até lá!

Frase: "A única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons não façam nada”. (Edmund Burke)

9 comentários:

Anônimo disse...

JR (RJ) é um iniciante a tirano perto do Senhor Martins.

Anônimo disse...

Espetacular Marçal, que restrospectiva negativa desse dirigente, parabéns pelo post. A arbitragem brasileira precisa se livrar desses crápulas. Boas Festas e continue na luta.

Anônimo disse...

e eu que pensava que aqui em Sergipe era o fim do mundo.

Anônimo disse...

Não precisa publicar este post, apenas uma dica: os juizes que foram para Fifa já receberam as confirmações para 2012.

Anônimo disse...

Pensei que só tinha cabra safado na Paraíba. Parece que esta Alagoas esta cada vez mais no fundo do poço. Coitados.
Parabéns pela matéria Marcelo.

Anônimo disse...

Alagoas é uma piada. Não tem um árbitro que preste.

Anônimo disse...

que coisa mais feia seu Martins. Se tudo isso que foi publicado for verdade é pra deixar qualquer um enojado.

Anônimo disse...

Soube de um dos árbitros que recebeu o comunicadado da FIFA que entraram Pericles, Francisco e o assistente não se sabe se o Fabricio ou o Vicente. Nas mulheres de assistentes entraram as que atuam no futebol masculino.

Anônimo disse...

Eu decido pelo bem e pra mim o bem é você Senhor Marçal.