Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Com a arbitragem local em estado terminal, Hércules Martins importa árbitro para apitar a final do Campeonato Alagoano

A Comissão de Árbitros de Alagoas fez na ultima quarta feira (04) o último sorteio da arbitragem para o Campeonato Alagoano de 2011, e como vem fazendo nos últimos sorteios, a melhor comissão de árbitros do Brasil apontada por um site de fofocas, pediu e esperou pacientemente que o chefão da arbitragem Brasileira Sérgio Corrêa indicasse dois árbitros para que um fosse sorteado para apitar a final deste ano.

Após receber o tão esperado fax oriundo da rua Victor Civita 66 no Rio de Janeiro de Corrêa, o presidente da CEAF/AL (?) Hércules Martins teve o grande trabalho de colocar as duas bolinhas no globo e após muito suor e longos minutos de dedicação à arbitragem alagoana, eis que surge o nome. Como deu a coluna impar o sorteado foi o ótimo árbitro paranaense Héber Roberto Lopes, se desse à coluna par, o sorteado seria o jovem árbitro Wilton Pereira Sampaio do Distrito Federal.

Pelo resultado elástico da primeira partida (ASA 6x1 Coruripe), Héber Roberto Lopes será a atração principal da final, Héber, o colina Brasileiro é um árbitro renomado, de grande capacidade técnica e intelectual, foi eleito em 2009 pela CBF como o melhor arbitro do Brasil, tem vários jogos internacionais no currículo e está pré-selecionado para a Copa de 2014.

Pré-temporada Big Brother:
No final de 2010 (13 a 18 de dezembro) , o Estado de Alagoas deu inicio as pré-temporadas dos árbitros pelo país, como era a primeira, tinham que caprichar, tinha que ser apoteótica e teria que causar grande impacto.

Tudo foi previamente estudado, com treinamentos práticos em gramados que eram verdadeiros tapetes verdes. Com a parte teórica em salas de conferencias impecáveis, com os uniformes dos árbitros para esta ocasião cheirando a naftalina.

Os árbitros demonstravam confiança e tinham esperanças em um ano bom para a arbitragem. “Buscar o aprimoramento é a meta principal de todos”, afirmou Chicão. “Isso é fruto do trabalho sério da nossa Comissão. Estamos apenas plantando o esforço hoje, e que estaremos colhendo os bons resultados amanhã”, disse Charles Hebert, que é presidente do Sindicato dos Árbitros de Alagoas.

O único momento mais tenso e que foi esquecido rapidamente foi à participação de um palestrante pernambucano que ousou fazer trocadilhos com a arbitragem em geral.

Instrutores CBF:
Para referendar e dar notoriedade foram convidados os instrutores que são verdadeiros deuses do olimpo, se não são pelo menos acham que são, pois mandam e desmandam, nem a lei eles respeitam e não dão qualquer tipo de esclarecimentos a não ser ao Deus maior, Sérgio Corrêa, que seria o Zeus do olimpo.

Os instrutores (deuses) convidados foram o sisudo Dionísio Domingos, o compenetrado Aristeu Tavares e o arredio Milton Otaviano. Eles deram um ar de comprometimento entre árbitros, CEAF e CBF. “A arbitragem alagoana está de parabéns”. Esta foi à frase utilizada pelos Instrutores, logo depois dos testes físicos realizados na terça-feira dia 14/12 com os árbitros e assistentes dos quadros Nacional e Estadual. Os testes foram realizados na pista atlética do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado, pela manhã e à tarde. Esta pista é perfeita para doar e adestrar cavalos mas não serve para realizar treinamentos e muito menos para realizar testes físicos de qualquer modalidade.

Apoio da mídia:

Na foto abaixo, Hércules Martins é entrevistado por o sem papas na língua, o radialista do bem, Paulo Lira. Uma figuraça!
Tudo isso precisava ser visto pelos demais estados pois Martins sonhava alto e tinha planos de subir degraus na hierarquia da arbitragem, o dirigente visionário e lendário sonhava com a CBF.

O destino deu o ar de sua graça, juntou a vontade de ser visto com a precisão de mostrar, tudo combinado com alguns dias de férias com tudo pago, incluindo parentes nas paradisíacas praias de Maceió.

E assim, a mídia foi garantida. Precariamente mais foi, pois a equipe familiar estava de férias e destinava só alguns minutos diários para cumprir o compromisso assumido de cobrir o evento, enquanto isso, a imprensa local davam as minguadas noticias da pré primeiro do que o veiculo oficial. O compromisso incluía novas matérias durante o desenrolar do campeonato, isso era vital para reforçar o nome de Hércules como foi planejado, mas por um infortúnio do destino toda a equipe viajou para o exterior, foram para o país de Don Corleone e da Máfia Napolitana, porém, deixou de pagar as contas de registro e de provedor e o veiculo de comunicação ficou longos meses fora do ar, conseqüentemente sem promover o presidente como combinado anteriormente.

O Príncipe virou sapo:
Tudo terminou na primeira rodada do campeonato quando um árbitros foi escalado por sugestão de um dirigente de uma equipe local, o príncipe desceu do pedestal, perdeu a credibildade e instalou uma crise sem fim com os apitadores!

Alguns árbitros colaboraram cometendo erros absurdos e instalou se então a era do medo na arbitragem Alagoana. Árbitros foram perseguidos e afastados por tempo indeterminado sem um motivo aparente, outros foram mandados diretos para a geladeira que segundo previsões de Martins disponível do Youtube, deveria ficar bem cheia durante o campeonato.

A perseguição ficou explicita com o veto sobre o melhor árbitro alagoano, Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, não permitindo que o mesmo apitasse uma decisão de turno no campeonato cearense entre Ceará e Fortaleza. Segundo veiculou a mídia cearense o veto teria partido de dentro da Ceaf alagoana e teria sido por conta de Chicão ter se rebelado e não estar mais seguindo sem questionamentos as recomendações do chefe alagoano.

A pá de cal:
A crise teve seu auge neste fim de campeonato, admitindo o fracasso em gerenciar, treinar e escalar os árbitros, a CEAF/AL tomou uma decisão devastadora para ela e para toda a arbitragem alagoana, decidiu pela importação de árbitros de outros estados.

Por lá já estiveram apitando árbitros dos quatro quantos do país que eu relaciono abaixo:

Sergipe: Cláudio Francisco Lima e Silva, Claudionor dos Santos Junior e Rogério Lima da Rocha. - Sergipe tem muita historia pra contar, há vinte e cinco anos o coronelismo toma conta da arbitragem local, tudo com a conivência da associação dos árbitros que troca apoio por escalas e permanência na relação nacional dos árbitros da CBF. Ai de quem ousar falar contra essas beneficies, será literalmente jogado pra escanteio e pode dar adeus a arbitragem. (Não é verdade Ivaney?).

Pernambuco: Cláudio Mercante Junior. - Pernambuco é outro caso a parte. Lá o capo é Carlos Alberto de Oliveira (Fred), ele manda e Francisco Domingos da Silva, seu pau mandado aceita sem discutir. Semana que vem, provavelmente teremos um árbitro estrangeiro apitando a final do pernambucano. Fred está órfão desde que o árbitro Wilson Mendonça abandonou a carreira. A propósito, em Pernambuco tem Sindicato de Árbitros de Futebol? Não parece!

Paraíba: João Bosco Sátiro da Nóbrega. - Não tenho nada a comentar sobre a arbitragem Paraibana, mas se tiver algo e chegar, eu falo. Prometo!

Minas Gerais: Ricardo Marques Ribeiro (esse vetado em Minas - a arbitragem das finais foi paulista – Cleber Abade e Paulo César). - Em Minas Gerais a arbitragem é comandada por Zezé Perrella e Alexandre Kalil, o dirigente cruzeirense e o dirigente atleticano vetam os árbitros locais antes mesmo de começar o estadual. Detalhe: os árbitros que lá vão apitar, é os mesmos dos quais eles também reclamam quando estes apitam partidas de suas equipes pelo Campeonato Brasileiro. Vai entender!

Paraná: Evandro Rogério Roman (esse - o Doutor Roman - de forma irregular - não passou em teste físico da CBF) e Héber Roberto Lopes. - No Paraná só um detalhe: até pouco tempo atrás, o presidente da Ceaf, Afonso Vitor de Oliveira, era o também presidente da associação dos árbitros, situação que eu sou contra. Mas para falar da arbitragem paranaense, temos um especialista, Valdir Bicudo, ele vive o dia a dia dos apitadores paranaenses e pode falar melhor do que eu. Clique aqui

Escala completa:
Como já disse, a escala completa do quarteto de arbitragem que irá comandar a decisão do Campeonato Alagoano 2011 só foi definida depois de serem divulgados os nomes dos árbitros do quadro da Fifa, para sorteio, pela Confederação Brasileira de Futebol (FAF).

Héber Roberto Lopes (o careca aí do lado) terá como assistentes o também paranaense Bruno Boschila e Marrubson Freitas do Distrito Federal, ambos aspirantes ao quadro da Fifa. O quarto árbitro será o alagoano George Alves Feitoza que deve ganhar o troféu de melhor árbitro do campeonato alagoano. Os de fora não concorrem! ainda bem, né!

A partida:

As equipes do ASA e do Coruripe vão se enfrentar as 15h30hs do próximo sábado (7) no Estádio Gérson Amaral, em Coruripe. Na primeira partida, o ASA ganhou por 6x2, em Arapiraca. Por causa desse placar elástico, poderá perder por diferença de três gols. O Coruripe, para ser campeão, precisa vencer por cinco gols de diferença. Se vencer por diferença de quatro gols, o campeão alagoano será conhecido por meio de cobrança de penalidades.

Alagoanos, até 2012:
Bem, assim encerro minha participação com a arbitragem alagoana e com a comissão de árbitros. Como acabou o campeonato, acabou minha missão de fiscalizar, a partir de agora seria pessoal e eu não tenho nada de pessoal contra quem quer que seja. Ano que vem eu volto ou assim que pintar algo que seja realmente do interesse da arbitragem. Somente da arbitragem!

Aos perseguidos e injustiçados deixo a seguinte frase: “O choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem logo pela manhã”.

Até mais!


Frase: Quando fizeres algo nobre e belo e ninguém notar, não fique triste. Pois o sol toda manhã faz um lindo espetáculo e no entanto, a maioria da platéia ainda dorme...

Em tempo:

Após publicar o post recebi alguns e-mails me cobrando outros episódios que não relatei e pedindo que continuasse na batalha contra o Hércules.

Não mencionei os assuntos reclamados porque no momento que escrevi o post passaram desapercebidos. Eram tantos que alguns passaram batidos. Mais vou postar abaixo, é como se fosse um anexo de arbitragem.

Quanto a não abandonar a batalha contra o Hércules, mas uma vez eu afirmo, não tenho nada de pessoal contra o senhor Hércules Martins, mas também não tenho nada favorável e se chegar às informações e for pertinente, é meu dever colocar para o conhecimento de todos.

1 - O episódio com a árbitra assistente Ludmila Cavalcanti.
Ludmila Cavalcanti mandou um e-mail em tempo hábil para a comissão avisando que não poderia comparecer na partida em que estava escalada pois tinha uma viagem importante para fazer. Só que como a comunicação foi feita via Internet e o Hércules não chegou a acessar sua página na web, manteve assim a escala inicial para a partida. Como conseqüência, a árbitra achando que tinha deixado tudo claro em relação a sua ausência, não compareceu ao local de trabalho. A partida foi realizada apenas com o árbitro central e a assistente número 2. Como no Sub-20 em partidas realizadas no interior não são mandados 4º árbitros, o jogou iniciou e finalizou só com os árbitros citados acima.

Como foi relatada em sumula pelo árbitro central o Sr. Gleiton Lins Vieira a ausência da colega de trabalho, o departamento técnico da federação encaminhou para o TJD-AL a situação ocorrida na partida e pelo ocorrido, Hércules Martins foi denunciado pelo Procurador Victor Nascimento Machado no artigo 239 do CBJD. O julgamento foi no dia 22 de março de 2011, Hércules foi parar no banco dos réus no TJD-AL, mais foi absolvido por unanimidade.

2 - O falso entendimento com o Sindafal.

Após as discussões por causa das taxas pagas pelos árbitros para fazerem a problemática pré temporada, onde os árbitros se sacrificaram monetariamente pagando uma conta que deveria ser coberta pela FAF e Hércules Martins apareceu para todo o Brasil as custas dos árbitros, ele permitiu a vinda de Mario Sérgio da Silva Bancilon da Federação Sergipana, fato que gerou grande descontentamento entre os membros do quadro da CEAF/AL.

3 – Aproveitamento dos alagoanos no teste da CBF.

E por fim, a reclamação que até agora foram feitos testes da CBF em quase 12 estados, e Alagoas é o pior aproveitamento entre todos até o momento. Também, com uma pista daquelas, não poderia ser diferente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fantástica essa matéria. Uma retrospectiva completa do aprediz de tirano das Alagoas. Só não pode parar Marçal, a verdade deve ser exposta sempre. Quem tiver seus problemas que resolva, ou então tenha vergonha na cara e peça para sair.

Salve o Rio, Salve Alagoas!

Anônimo disse...

poxa ainda tinha mais.
kkkkkkkkkkkkk

poxa vc ajuda a puxar o fio do carretel.
kkkkkkkkkkkkkkkk

quantos erros. será que tem mais?

abraço